quinta-feira, novembro 24, 2022

O espaço ajardinado do Surpel sem... peões!

 

A «nova» entrada de Óis da Ribeira na Variante do Surpel.
Então e os peões caminham por onde?
As obras a... andar, em Novembro de 2022!


A Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de Travassô e de Óis da Ribeira alindou o espaço ajardinado entrada da vila, no lado de Espinhel e ao cimo da ladeira do Surpel, entrada da variante.
A douta autarquia, na sua página oficial e a 10 de Novembro deste ano, referindo-se a espaços de Travassô e Óis da Ribeira, anunciou, e citamos, que «sofreram melhoramentos tornando aqueles espaços mais acolhedores e bonitos».
Então, sofreram ou beneficiaram?
Acrescenta a autarquia travassÓisense presidida pelo movimentado «juntista»  Sérgio Neves, sempre muito pródigo em noticiar coisas boas (outras esquecendo...), que «saber receber também é assim, criando espaços ajardinados que possam orgulhar os nossos e quem nos visita».
Tudo bem e a imagem até é bonita.
Perdeu-se foi, assim nos parece, a mobilidade e a segurança dos peões.
Mas isso somos nós a dizer, olhando que os peões não tem passeio para andar. Desculpem se nos enganamos. E, aos dias de hoje, lembrando-nos das placas de entrada na freguesia que desapareceram do mesmo Surpel, mesmo limite com Espinhel
O que não nos orgulha mesmo nada. Nadinha! A nós, óisdaribeirenses, e a quem nos visita.
As obras, há ... 6 anos! A ver iremos, se tanto
tempo valeu a pena esperar pelo que foi feito

Obra demorou 6,
s-e-e-e-e-eiiis anos !

O melhoramento «sofrido» vem 6 anos depois de o anterior executivo, o de Mário Martins - ver AQUI - ter iniciado as obras.
Há 6 anos, na verdade, começou pela construção um gigantesco muro (à esquerda, na imagem de baixo), que faz de talude da estrada para o quintal, que está em quota muito inferior, da residência ao lado - e da qual só se vê o portão preto. 
O muro que a Junta de Freguesia mariana então estava a construir substituía/ui, aparentemente, a vedação de arbustos que ali existia. Vedação particular.
A polémica obra nem sequer estava planeada para o ano de 2016 e o d´Óis Por Três considerava também que o suposto alargamento da via iria criar um canto na estrada, atrás do painel de azulejos que se vê do lado de Espinhel e tem o mapa de Óis. 
Pronto, 6 anos depois... fez-se o que esta feito e se vê na imagem, sem espaço para os peões.
Vamos saber, com o tempo que vier a passar, se o espaço ajardinado orgulhará os óisdaribeirenses e também, citando a Junta de Freguesia, «quem nos visita».
É esperar, pacientemente, para vermos!



Sem comentários: