segunda-feira, novembro 21, 2022

* Os dias dÓdR de há 15, há 10 e há 5 anos: Validação e e certificação de competências! O teatro d´Óis na poesia popular! As águas residuais de Óis da Ribeira, 12 anos depois!



ÓdR há
15 anos!

Validação e certificação
de competências !

A quarta-feira de há 15 anos, a 21 de Novembro de 2007, foi tempo de mais uma notícia no d´Óis Por Três.
Recordemos:
«O Espaço Internet de Óis da Ribeira abriu inscrições para o programa das Novas Oportunidades, o RVCC - sigla do programa de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências.
Assim, e segundo lemos, quem tiver mais de 15 anos e abandonado os estudos, pode ser avaliado pelos seus conhecimentos, com base na experiência profissional e de vida, obtendo, assim e em caso de prova, a certificação para o 4º. ano, o 6º. ano, o 9º. ou o 12º. ano.
Os formandos serão apoiados por professores e pela monitora do Espaço Internet de Óis da Ribeira.
- NOTA: «Ora aí está uma boa notícia!!! E uma boa oportunidade de os ribeirenses nessas circunstâncias se promoverem!», opinou o d´Óis Por Três, há 15 anos.

ÓdR há
10 anos!

O teatro d´Óis 
na poesia popular!

O d´Óis Por Três, na quarta-feira de 21 de Novembro de 2012, há 10 anos, publicou u poema de louvor ao teatro que se faz(ia) em Óis da Ribeira.
A autoria era de Hercílio de Almeida (foto) e foi assim:
No teatro de amadores / A arte tem mais verdade, A pureza dos actores / Há amor e amizade!
Um abraço queremos dar / A este público amoroso / Para nós representar / 
Foi um momento gostoso 
Representar dá alegria / Dá prazer à nossa alma, /
Quer se chore, quer se ria / É isto a arte de Talma!
Ó público aqui presente / Sois uma doce quimera / E se a cultura é a semente, Que germine nesta terra!
- NOTA: Hercílio Almeida tem obra escrita em livros e foi correspondente de jornais de Águeda. Faleceu, de doença, no dia 9 de Novembro de 2019, aos 78 anos e no Hospital da Universidade de Coimbra.
Obras na rede de Óis da Ribeira, em 2005.
Já lá vão (iam) 12 anos de espera!
ÓdR há
5 anos!

As águas residuais
de Óis da Ribeira,
12 anos depois !

O d´Óis Por Três de há 5 anos dava conta que «a AdRA abriu concurso público para a construção de 3 bacias de drenagem da rede de águas residuais de Óis da Ribeira».
A notícia adiantava que o
 preço-base foi estabelecido em 789 200 euros, seria agora
809.762,31, segundo o conversor da PORDATA.
O concurso foi enviado para Diário da República a 7 de Junho de 2017 e o anúncio de procedimento (o 7276/2017, com o preço-base de 22 800 euros) para a fiscalização, gestão da qualidade, coordenação de segurança em obra e coordenação da gestão ambiental da empreitada, está datado de 26 de Agosto seguinte.
As 3 bacias de drenagem incluirão sistemas gravíticos, constituídos por 7,1 kms. de colectores, ao longo dos arruamentos e que receberão os efluentes domésticos provenientes das habitações, através da construção de 245 ramais domiciliários.
As bacias de drenagem prevêem ainda um sistema elevatório, incluindo as respectivas condutas elevatórias em PEAD da classe 1,0 MPa, numa extensão de 700 metros.
Será desta que se fazem as obras porque se espera há 12 anos?!
- NOTA: As obras da rede de saneamento viria a concluir-se em Maio/Junho de 2022, já com todas as ruas alcatroadas. O que foi (é) óptimo.

Sem comentários: