domingo, novembro 13, 2022

: Os dias d´ÓdR de há 15, há 10 e há 5 anos: A pateira vista por olhos de fora! O d´Óis Por Três há 15 anos! Um Ministro em Óis da Ribeira! Pensamento Ribeirinho - 41! A imagem do padroeiro Santo Adrião! Magustos da Tuna e da ARCOR!

ÓdR há
15 anos!
 

A pateira vista por
olhos de fora !

«A pateira sempre nos surpreende», escrevia, há 15 anos, o d´Óis Por Três. Até com alguma emoção, diríamos.
Assim:
«O exemplo está nesta foto de Paulo Veríssimo, que há algum tempos tirámos DAQUI, com a devida vénia. Trata-se de uma ponte... interrompida e o tema poderia dar uma boa sinopse para um bom filme. Mas o filme é outro!!! É Óis da Ribeira no seu melhor, num retrato de arte.».
- NOTA: «Para tudo é preciso arte! E saber!», considerava, então, o d´Óis Por Três. Ainda hoje é e sempre será assim.


O d´Óis Por Três
a 15 anos !

A «Tertúlia Literária» nº. 367, a de 13 de Novembro de 2007, correspondia ao post nº. 2038 do d´Óis Por Três e falava do... d´Óis Por Três.
Assim: 
«Já sabes? Nada se cria, excepto um blogue. Nada se perde, nem um blogue...», dizia o Três.
- «É isso mesmo. E tudo se transforma, até um blogue...», acrescentou o d´Ois.».
- NOTA: E o d´Óis Por Três teve, ao longo de todos estes já muitos anos, algumas transformações... gráficas. Não se sabe é até quando vai continuar. Deus saberá!
José F. Ulrich


Um Ministro em 
Óis da Ribeira !

A «Pergunta d´Óis» de 13 de Novembro de 2007, há 15 anos, falava de uma visita ministerial à vila de Óis da Ribeira.
Assim:
««- O ministro das Obras Públicas que visitou Óis da Ribeira em 1949 foi engº. José Frederico do Casal Ribeiro Ulrich. Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Qual foi a razão da visita ministerial? Diremos amanhã.».
- NOTA: Não era todos os dias que um ministro visitava a província. A Óis da Ribeira e que nos lembremos, quando aos tempos contemporâneos,  apenas há memória da visita do mistro Augusto Santos Silva, actual Presidente da Assembleia da República, no dia 24 de Janeiro de 2009 e para inaugurar a ARCOR e a sede da Junta de Freguesia.

Pensamento Ribeirinho - 41!

«Tudo que é bom
na vida ou faz mal
ou é pecado.
- Lógica: Por isso há mais bons que menos.».
- NOTA: A lógica de hoje ainda é a mesma. Com mais ou menos sofisticação, mas ou menos azia, menos ou mais fantasia. É a vida e temos de nos ver com ela, tal qual ela é.
ÓdR há
10 anos!

A imagem do padroeiro
Santo Adrião !

«A Imagem de Santo Adrião, Padroeiro da Paróquia de Óis da Ribeira, foi levada para o Museu de Aveiro, onde estará exposta de Janeiro a Abril de 2013».
A informação de há precisamente 10 anos era da própria Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, na sua página oficial de facebook e em link já desativado. 
- NOTA: A imagem de Santo Adrião iria estar (e esteve) em exposição com outras 100, de outras tantas paróquias, para comemorar os 75 anos da restauração da diocese de Aveiro.

Populares de Óis da Ribeira associaram-se ao magusto da Tuna / Filarmónica. Alfredo
Oliveira e Manuel Reis (Neca), segundo e terceiro a contar da direita, já faleceram,
 respectivamente a e 4 de Janeiro de 2021 e 13 de Dezembro de 2020
Os presidentes da Junta de Freguesia (de verde) e da 
ARCOR (de frente) associaram-se ao magusto da Tuna
ÓdR há
5 anos !

Magustos da Tuna e da ARCOR !

«A Tuna Musical de Óis da Ribeira, que em novo e recente baptismo agora se chama Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, realizou ontem o seu tradicional magusto de S. Martinho», noticiou o d´Óis Por Três de há 5 anos.
Acrescentou: 
«A actividade atraiu algumas dezenas de populares ribeirenses e alguns amigos da instituição, tendo decorrido no logradouro da sua sede - à Rua da Ponte, também recentemente rebaptizada. É agora a Rua Jacinto Bernardo Henriques.
Sérgio Neves, o presidente da (des)União de Freguesias - que continua sem secretário e tesoureiro, continuando ele também como presidente da Assembleia de Freguesia - também se associou ao evento, que teve uma exibição musical de instrumentistas da Tuna. Actualizando-nos: da Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
Quem também participou foi o presidente da direcção da ARCOR, Mário Marques, associação que na véspera, soubemos agora, também realizou o magusto de S. Martinho.
Lá vão os tempos em que as duas associações de Óis da Ribeira davam mãos e organizavam, juntas, a dita festa. Era mais festa, dizemos nós!».

- NOTA: Repetimos o que há 5 anos foi dito: «Lá vão os tempos em que as duas associações de Óis da Ribeira davam mãos e organizavam, juntas, a dita festa. Era mais festa, dizemos nós!». Ontem, foi o magusto a ARCOR e não há conhecimento que a Tuna/AFOR tenha feito o seu.

Sem comentários: