quinta-feira, novembro 17, 2022

* Os dias d´ÓdR de há 15, há 10 e há 5 anos: Tuna descerrou placa na casa onde viveu o maestro Óscar de Matos! ARCOR aprovou plano e orçamento de 2013! O adeus de João Gomes! Percurso da pateira para todo o Portugal!

A placa na casa onde viveu
o maestro Óscar Matos

ÓdR há
15 anos!

Tuna descerrou placa
na casa onde viveu o
maestro Óscar de Matos!


A Tuna de Óis da Ribeira procedeu ao descerramento, no dia 17 de Novembro de 2007, há exactamente 15 anos, de uma placa na residência onde viveu o músico e regente/maestro Óscar Pereira de Matos.
O assunto foi tema do d´Óis Por Três. Assim:  
«Óscar Pereira de Matos era filho de um dos fundadores da colectividade (Jacinto Pereira de Matos), pai do actual 
Óscar P. Matos
maestro (Carlos dos Reis Matos) e avô do actual presidente da direção (Hostilino Cardoso de Matos, filho de Carlos).
O ribeirense Milton Santos, referiu-se a Oscar Pereira de Matos como um músico de «talento inato» e que se revelava «pelo virtuosismo do seu violino». «Era amigo e companheiro dos seus músicos» e evidenciava «preocupações de rigor e perfeccionismo».
«Foi uma das poucas referências da nossa terra no século passado!», acrescentou.
A placa foi descerrada pelo antigo músico da Tuna de Óis da Ribeira, David Santos (96 anos), apoiado pelo seu filho mais velho, Milton Santos, num momento que foi acompanhado pelos actuais músicos e vários populares.».
- NOTA: Óscar Pereira de Matos nasceu a 11 de Novembro de 1909 e faleceu a 8 de Março de 1984, aos 75 anos (há 38) e de doença. Carlos Matos, seu filho, faleceu no passado sábado e foi a enterrar no cemitério de Fermentelos, a 13 de Novembro de 2022.
ÓdR há
10 anos!

ARCOR aprovou plano e orçamento de 2013! O adeus
de João Gomes!

«A assembleia geral da ARCOR aprovou o programa de acção e orçamento para 2013, por unanimidade, na noite de ontem», noticiava o d´
Óis Por Três de 17 de Novembro de 2012. Há 10 anos!
Acrescentou:  
«Participou dezena e meia de associados (incluindo os órgãos sociais) e confirmou-se que o presidente João Gomes não se vai recandidatar nas eleições que devem realizar-se ainda este ano.
Os boatos da aldeia arcoriana já há muito borbulhavam tal probabilidade, pelo que quanto a isso, digamos que nada de novo, a não ser que o presidente marcou a data de saída, que será coincidente com a do aniversário da associação, a 19 de Janeiro de 2013, menos de dois antes de concluir dois anos de mandato.
A experiência associativa arcoriana tem sido alvo de repetidas "crises", chamemos-lhe assim, e basta lembrar o tempo que se arrastou o último mandato de Agostinho Tavares, que teve de se prolongar por mais de dois, até que foi substituído por João Gomes.
A freguesia é pequena e não tem muitos valores com estaleca suficiente para dirigir a associação, pelo que os actuais órgãos sociais terão de assumir as suas responsabilidades.».
- NOTA: O orçamento foi aprovado pelo valor de 265 547,86 euros, sugerindo a assembleia geral arcoriana a redução de custos e manutenção de receitas. Viria a confirmar-se, em Janeiro de 2013, a saída do presidente João Gomes.
A pateira e o pescador, os passadiços, em imagem colhida em Óis da Ribeira
Grupo de pedestrianistas em
percurso das margens da pateira

ÓdR há
5 anos!
Percurso da pateira
para todo o Portugal!

«A pateira vai ser cenário de um percurso pedestre de nível nacional, organizado pela Green Trekker e marcado para 19 de Novembro de 2017 - domingo próximo», noticiava o d´Óis Por Três de há 5 anos.
Assim se particularizava a actividade:
«A concentração será às 10 horas, no parque de estacionamento em frente ao restaurante Pôr do Sol, e o percurso, refere a organização, «percorrerá caminhos florestais junto às margens da lagoa, até ao Parque de Espinhel», continuando em direcção ao rio Cértima «por entre salgueiros, loureiros, choupos e caniços».
«Passaremos ainda pela várzea do Rio Águeda, com os seus bosques de castanheiros e carvalhos e prosseguiremos até ao parque de lazer de Óis da Ribeira, onde se podem observar múltiplas espécies de aves», refere a Green Trekker, apontando as 15 horas como as previstas para a chegada.
- NOTA: A pateira, lembrava a Green Trekker, «é a maior lagoa natural de água doce da Península Ibérica» e zona onde «ocorrem habitats, ecossistemas e espécies com estatutos de protecção nacional e internacional, venha daí e parta à descoberta».

Sem comentários: