segunda-feira, janeiro 30, 2023

* ANO 1930, há 93 anos: 1 - Mãe e 3 filhos emigraram para o Brasil! 2 - Emigrante José Maria de Carvalho! 3 - David Soares dos Santos !


Maria Emília Tavares
da Silva e Cunha
M. Ascensão
ÓdR há 93 anos!


óisdaribeirense Maria Emília Tavares da Silva e Cunha partiu para o Brasil a 25 de Janeiro de 1930, com destino ao Estado de Rio Grande do Sul. 
Há 93 anos!
Viajou com 3 três filhos e foi juntar-se a seu marido, o também conterrâneo Anacleto Pires Soares - que lá estava emigrado.
Cozinheira e de 44 anos de idade, Maria Emília tinha 1,50 metros de altura, olhos e sobrolhos castanhos e era filha de José Tavares da Silva, de Óis da Ribeira, e Maria da Graça Cunha, de Paradela. Sobrinha do futuro Arcebispo Primaz de Braga, D. Manuel Baptista da Cunha, era irmã, pelo menos, do professor Joaquim Augusto e 
Maria de Lurdes
do médico Albano Tavares da Silva de Cunha.
O marido, tinha 46 anos e também era agricultor quando se casaram, a 23 de Setembro de 1905 e na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira, em cerimónia celebrada pelo padre Manuel Gomes de Andrade. Ele com 22, ela com 20 anos de idade. Era filho de Joaquim António Pires Soares e Maria Rosa Pires e faleceu a 26 de Maio de 1962.
Maria Emília viajou para o Estado de Rio Grande do Sul e fez-se acompanhar dos 3 filhos:
1 - Ascenção Pires Soares, costureira e de 20 anos, de 1,50 metros de altura, olhos e sobrolhos castanhos. Sabia ler e escrever.
2 - Maria de Lurdes Soares da Cunha, costureira, de 13 anos, de 1,48 metros e olhos e sobrolhos castanhos, sabendo ler e escrever.
3 - Henrique Soares da Cunha, de 19 meses.
Primos-netos actualmente residentes em Óis da Ribeira e filhos de Neófita Alda Pires Tavares (sobrinha, filha do professor) são os irmãos Porfírio, Maria de Lurdes e Fernando Tavares Pires, já tendo falecido Joaquim e José Tavares Pires. Filhos de Arménio, outro filho do professor Joaquim Augusto, são os já falecidos Maria de Lurdes e Mário e Maria Cecília Pires Tavares das Neves, moradora na Rua Manuel Tavares. Também, além de outros, os irmãos Armando e Clarice, moradores em Óis da Ribeira, e os já falecidos Dália (na Trofa) e Dinis Tavares dos Reis (do restaurante), filhos de Edmundo Reis e Maria Celeste Tavares. 
José M. Carvalho

2 - José Maria 
de Carvalho

A viagem foi por via marítima e, na mesma altura, seguiu também José Maria de Carvalho, óisdaribeirense que a 8 de Janeiro desse mesmo ano de 1930 obtivera passaporte no Governo Civil de Aveiro.
Era comerciante, tinha 55 anos de idade, era casado e filho de Joaquim Alves Soares e Maria Rosa de Carvalho, todos de Óis da Ribeira. O destino era diferente: viajou para o Rio de Janeiro, enquanto Maria Emília e os três filhos andaram mais para sul do Brasil, até ao porto de Rio Grande.

David Soares dos Santos aos 100 anos!
David Santos

3 - David Soares
dos Santos !

óisdaribeirense David Soares dos Santos nasceu a 30 de Janeiro de 1911!!! Há precisamente 112 anos!!!
Faleceu a 16 de Outubro de 2012, com mais de 101 anos!
Era filho de Manuel Soares dos Santos (Lopes) e de Margarida Gomes da Conceição, ambos jornaleiros de Óis da Ribeira. 
O pai migrou para o Brasil e nos anos 20 do Século XX chamou a família - a esposa e os filhos David, Deolinda (falecida a 5 de Fevereiro de 1995) e Isaura (a 4 de Julho de 2001) - fixando-se e trabalhando no Estado do Espírito Santo, na zona de Mimoso do Sul e Muqui, onde fez fortuna em fazendas de café. E onde já nasceram os três filhos mais novos, irmãos Zulmiro (falecido a 10 de Janeiro de 2021, aos 102 anos), Mirene (falecida a 29 de Julho de 1986) e Lurdes (a 10 de Agosto de 2022).
O casal David e Lucília

A família e o
serviço público

David Soares dos Santos casou a 28 de Agosto de 1934, aos 23 anos e com Lucília Soares dos Reis, de quase 24 e também natural de Óis da Ribeira, de quem enviuvou a 5 de Setembro de 1978.
Lucília era filha de João Bernardino dos Reis e de Ana Rosa Soares dos Reis, também de Óis da Ribeira e ambos lavradores, e nasceu  a 21 de Novembro de 1910.
O casal teve os filhos Milton (morador em Aveiro e que foi presidente da assembleia geral da Tuna e da ARCOR), Margarida (empresária e viúva do diácono Fernando Reis) e Manuel Soares dos Reis e Santos (actual presidente da assembleia geral da ARCOR e ex-presidente da Junta e da Assembleia de Freguesia e das direções da Tuna e da ARCOR), ambos residentes em Óis da Ribeira.
David Soares dos Santos foi homem de serviço público óisdaribeirense, nomeadamente na Tuna Musical (como músico e dirigente) e a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira - sempre como tesoureiro, em mandatos de Armando Resende (de 1955 a 1959) e Aires Carvalho e Santos (de 1964 a 1967).

Sem comentários: