segunda-feira, março 20, 2023

- ANO 1994: Pedro foi campeão nacional nos 15 anos da ARCOR e da Federação de Canoagem! - Ano 1947: Excesso de alunos na escola primária !


Pedro Carvalho
ARCOR há
29 anos!


- ANO 1994!
Pedro foi campeão nacional 
nos 15 anos da ARCOR e da
Federação de Canoagem!

A ARCOR organizou, a 20 de Março de 1994, um domingo de há 29 anos, o Grande Prémio da Pateira, que era, na prática, o Campeonato Nacional de Fundo e que, simultânamente  comemorava o seu 15º. aniversário e o da Federação Portuguesa de Canoagem.
A prova teve um atleta da ARCOR, Pedro Carvalho, como campeão nacional, em K1 infantis, enquanto Ana Matos de Almeida foi vice-campeã do mesmo escalão.
A prova teve um atleta da ARCOR, Pedro Filipe Carvalho, como campeão nacional, em K1 infantis. Viria a somar títulos nacionais, 
Ana Matos
Almeida
foi atleta internacional e, agora nos veteranos, é campeão nacional de masters.
O dia foi também  tempo de Ana Rosa Matos de Almeida se sagrar vice-campeã do mesmo escalão. Actualmente, é treinadora e também campeã nacional de masters em título.
 Também atletas da ARCOR de há 29 anos, em K1 cadetes, classificaram-se António Duarte (30º. lugar), Nuno Santos (41º.) e Sérgio Soares (51º.). Em K1 cadetes femininos, Maria Duarte (7ª.) e Cláudia Tavares (14ª.).
O clube de Óis da Ribeira, com 440 pontos, foi o 13º. classificado por equipas, a nível nacional, e o primeiro filiado da Associação de Canoagem de Aveiro, antes do Pateira CD, de Fermentelos e entretanto extinto (23º. lugar e 48 pontos), o Saavedra Guedes, de Pardilhó (29º. e 20) e Clube Náutico de Ílhavo (30º. e 20). 
- NOTA: A direção da ARCOR era presidida por Sesnando Alves dos Reis e o programa dos 15 anos da ARCOR incluiu uma tarde musical, na pateira, com a Tuna Musical de Óis da Ribeira e as Velhas Guardas do Grupo Típico O Cancioneiro de Águeda.
A escola primária de ÓdR na actualidade: foi
«d(o)ada» pela Junta à Cruz Vermelha de Águeda

 - ANO 1947: 
Excesso de alunos na
 escola primária de
Óis da Ribeira!

A escola primária de Óis da Ribeira, há 76 anos, tinha excesso de alunos e a professora já recusava a inscrição de algumas crianças.
A situação levou alguns pais a queixarem-se à Junta de Freguesia, citando a professora e referindo a pequenez da sala para tantos alunos, que era insuficiente para o número de crianças inscritas.
A Junta de Freguesia era presidida por Benjamim Soares de Fretas, com o secretário Manuel Soares dos Santos (Lopes) e o tesoureiro e deliberaram dar conhecimento da situação à Direcção Escolar de Aveiro e pedir o desdobramento da escola mista em duas - uma para cada sexo, o feminino e o masculino.
A escola, ao tempo, recordemos, tinha 83 alunos: 42 rapazes e 41 raparigas.
- NOTA: Os tempos mudaram, actualmente não há 83 crianças em Óis da Ribeira e a escola está desactivada e foi cedida pela Junta de Freguesia da UFTOR à Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa, que lá quer instalar uma Creche Montessori para 92 crianças.

Sem comentários: