sexta-feira, março 03, 2023

* ANOS 1911 E 1955: 1 - Armando Resende, o presidente da sede da Junta! 2 - O Raulzito do Décio!

Armando Resende

ÓdR há
112 anos!

Armando dos Santos
Ala de Resende, o 
presidente da sede da Junta!

O óisdaribeirense Armando Resende foi várias vezes presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. 
O presidente da antiga sede da autarquia, a que actualmente é da Tuna/AFOR!
Armando dos Santos Ala de Resende nasceu a 3 de Março de 1911, há 112 anos. Era filho de Manuel Maria Ala de Resende, comerciante (de Águeda e radicado em Óis da Ribeira) e de Maria Bernardina Tavares dos Santos, irmã do padre (e mais tarde monsenhor) José Bernardino dos Santos Silva. Neto paterno de Manuel Dias Cura de Resende e de Maria Augusta de Lemos, de Águeda, e materno de Manuel Tavares Duarte, de Fermentelos, e de Maria José Santos Silva (Soares), de Óis da Ribeira.
Foi presidente da Junta de Freguesia, pela primeira vez, a 28 de Dezembro de 1941, tinha 30 anos - até 1943. Retomou a presidência a 2 de Janeiro de 1955, sucedendo a Benjamim Soares de Freitas. E na presidência esteve até 17 de Novembro de 1957, data em que se ausentou para Angola. Voltou a ser PJFOR de 1963 a 1964 e de 1964 a 1971.
Armando Resende era o presidente na altura da construção da sede da Junta de Freguesia (onde agora está a Tuna/AFOR), num executivo que incluía o secretário Jaime Pinheiro dos Reis e o tesoureiro Custódio Lopes Correia - já todos falecidos. Em Outubro de 1934 foi nomeado vogal substituto da Câmara Municipal de Águeda.
- NOTA: Sobrinhos de Armando Resende actualmente residentes em Óis da Ribeira são os irmãos Mariazinha, António e Maria Laura dos Santos Ferreira Resende (filhos do irmão Manuel, o Neca Resende).
Raúl M. Silva
ÓdR há
68 anos!


Raúl Manuel da Silva
- O Raulzito do Décio!

Raúl Manuel da Silva nasceu a 3 de Março de 1955, há 68 anos, mas faleceu a 16 de Junho de 1985.
Conhecido por Raúlzito, ou Raúl do Décio, era filho de Décio Tavares da Silva e de Maria Isabel da Silva Júnior, naturais de Silva Escura (Sever do Vouga) e já falecidos, que moraram na Rua Manuel Tavares (Cabo), em Óis da Ribeira, e depois em Cabanões. 
O malogrado Raúl Silva foi personalidade muito prestável e popular em Óis da Ribeira e faleceu na sequência de um acidente de motorizada, a 16 de Junho de 1985, aos 30 anos.
- NOTA: Um irmão mais novo de Raúl Manuel, o Pedro Salvador da Silva Tavares, também já tinha falecido de acidente, ocorrido a 8 de Dezembro de 1981 e quando tinha apenas 14 anos.

Sem comentários: