quinta-feira, agosto 15, 2024

- ANO 1913, há 111 anos: Passaportes para o Brasil e para Manuel (Lopes) e José Maria!

Registo dos passaportes de Manuel e José Maria
 


- ANO 1913,
há 111 anos !
Passaportes para o Brasil e para Manuel (Lopes) e José Maria!

O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 15 de Agosto de 1913, já lá vão 111 anos, passaportes para dois óisdaribeirenses emigrarem para o Brasil: José Maria e Manuel.
1 - Manuel Soares dos Santos (Lopes), tinha 22 anos e era filho de Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Estima. Casou a 27 de Outubro de 1910, 17 dias depois do derrube da Monarquia, com Margarida Gomes da Conceição, de 26 anos. O casal teve os filhos David, Deolinda, Isaura, Mirene, Zulmiro e Lurdes. 
Netos residentes em Óis da Ribeira são Margarida e Manuel Soares (filhos de David), Lurdes, Estela, Zulmiro e António Carlos (de Deolinda), Ascenção, João Bernardino, Albertino e Isaura (de Isaura), Zulmira e Fátima (de Zulmiro), Pedro e Álvaro (de Albertino) e Júia(de Lurdes),
Margarida viria a falecer a 28 de Agosto de 1952 e Manuel Soares dos Santos (Lopes), em segundas núpcias, casou-se com Ludovina Pires da Costa, a 9 de Abril de 1953, em Aveiro. Faleceu a 5 de Fevereiro de 1959.
- José Maria Pires dos Reis, de 22 anos e solteiro, trabalhador rural, era filho de José Constantino dos Reis e de Maria Rosa Maia, irmão de Manuel (o chamado Regedor Velho), Ana, Rosa, Sebastião e Fernando (Peralta), entre outros.
- NOTA: Ambos emigraram para o Estado de Espírito Santo, onde se encontrava o padre José Bernardino dos Santos Silva, que ao tempo por lá missionava.

Sem comentários: