sábado, agosto 31, 2024

- ANO 2022, há 2 anos: Ministro sensibilizado para a... pateira, mas nada de concreto !


A draga «Pato Bravo» estava Ponte de Lima, há 2 anos!
                                                      - ANO 2022,
há 2 anos!
Ministro sensibilizado
para a... pateira, mas nada
de concreto !                                                                   
O presidente da Câmara Municipal de Águeda foi, há 2 anos, recebido pelo Ministro do Ambiente e da Acção Climática, com quem abordou «diversos temas relacionados com a pateira e os rios do concelho, como a dragagem da Pateira e o combate às plantas invasoras».
E trouxe promessas no bolso! Não sabemos se mais algumas como as anteriores, que disso não passaram!
Vamos esperar, para ver! E crer! Não como o bíblico S. Tomé mas como Santo Adrião de Óis da Ribeira. A valer!!!
A reunião decorreu no gabinete do Ministro Duarte Cordeiro, no dia 17 de Agosto de 2022 e em Lisboa, e os rios do concelho também foram tema da reunião, com especial ênfase (da partedo enfermeiro Jorge Almeida)  para a regularização e combate às infestantes dos rios Vouga e Cértima - sendo este afulente da pateira.
Jorge Almeida com canoísta da ARCOR

Draga «Pato Bravo»,
há 2 anos, estava em 
Ponte de Lima!

O rio Cértima, sublinhou Jorge Almeida no encontro com o ministro, «continua a ser o único rio do concelho de Águeda a apresentar níveis de poluição preocupantes, com interferência direta no nível de eutrofização da pateira».
Razão maior, frisou o presidente Jorge Almeida, para «reclamar uma intervenção concertada entre os vários intervenientes» - nomeadamente a Associação Portuguesa (APA), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), os municípios, empresas e populações.
O Ministro do Ambiente e da Acção Climática, ainda segundo o presidente Jorge Almeida, «mostrou a maior receptividade aos vários projetos e ideias» que lhe foram apresentados.
«Já estamos a trabalhar para que se tornem realidade em breve», disse Jorge Almeida.
A ceifeira aquática «Pato Bravo», entretanto, está desde o início da passada semana no Rio Lima, em Ponte de Lima, com o objectivo de «criar condições para a realização do Campeonato do Mundo de Maratona em Canoagem» - no qual estarão atletas da ARCOR.
- NOTA: Hoje e 2 anos depois, pouco ou nada há a acrescentar ao que entao foi dito. Nada foi feito do que foi prometido! A não ser que a draga está parada e que se anunciou numa nova, que, todavia, ainda ninguém viu. Ha muito palei e naa de... obras!

Sem comentários: