domingo, julho 09, 2017

Obras no paredão de Óis da Ribeira por 218 822 euros!

Mapa do concurso com indicação do troço do paredão (a azul) que vai ser rectificado
e algumas indicações do d´Óis Por Três (a vermelho). Em baixo, o perfil transversal
do novo troço, que terá 5 metros de largura e custará 218 822 euros



As obras de requalificação do Caminho Ribeirinho que liga Óis da Ribeira a Requeixo foram adjudicadas pela Câmara Municipal de Águeda. Estamos a falar do paredão do Rio Águeda. É uma boa notícia, mesmo sendo em ano de eleições. Ou talvez por isso. O preço base é de 218 822 euros.
O troço vai do Largo do Zebedeu (imediatamente abaixo da ponte) e até ao limite de Óis da Ribeira com Requeixo - precisamente onde começa o troço alcatroado, já nesta freguesia de Aveiro. Exactamente o que se vê a azul, no mapa.
O material a usar serão cubos de granito de 10x10, com uma al-
mofada de cimento e areia (1x4 e 0,09 de espessura). A base de granulometria extensa terá 20 cms. de espessura e serão aplicados lancis L15. O paredão ficará com 5 metros de largura.
O projecto prevê alguns alargamentos ao actual troço - o edital da Câmara Municipal de Águeda chama-lhe correcções de largura - e está em curso a colocação de estacas a identificar esses locais, com o objectivo de os proprietários saberem onde terão de ser feitas cedências de área.
Os proprietários que não concordarem com a(s) sua(s) cedên-
cia(s) deverão manifestar essa posição nos serviços camarários até ao dia 28 de Julho de 2017.

Nota histórica
sobre o paredão

O paredão de Óis da Ribeira (ainda hoje o único existente no rio Águeda em todo o seu curso) começou a ser construído em 1935. 
O objectivo, como ainda hoje, era (é) proteger os campos agrícolas de Óis da Ribeira e foi projectado para um troço que iria dos Portalvares ao Remoínho - a montante da ponte e pelo Valbom fora. Ficou-se pelas Areias, em fases diversas, que demoraram mais de 20 anos a ser executadas. 
Só mais tarde, nos anos 60 do século XX (salvo erro), foi construído o troço entre o Caminho das Areias e o Jardim, imediatamente abaixo da ponte (o Largo do Zebedeu).
Elementos retirados DAQUI

Sem comentários: