sexta-feira, fevereiro 21, 2020

Os dias de Óis da Ribeira a 21 de Fevereiro..

Maria Luz Santos

Os dias de Óis da Ribeira
do dia 21 de Fevereiro !

- Ano de 1936, há 84 anos !
Maria da Luz Pinheiro dos Santos

Maria da Luz Pinheiro dos Santos, oisdaribeirense da Rua Novas Arroteias, nasceu a  21 de Feverero de 1939 e faeceu a 2014.
Filha de Joaquim Soares dos Santos (Berardo) e Delmira Pinheiro dos Reis, era irmã de Felizbela (falecida, por afogamento, a 14 de Outubro de 2016, deixando viúvo Manuel Estima Reis) e de Manuel Horácio Pinheiro dos Santos, morador na Rua da Pateira.
Solteira e sem filhos, foi utente do centro de dia da ARCOR e faleceu a 20 de Março de 2014.
O 1º. emblema 
da ARCOR

- Ano de 1980, há 49 anos|
Cinema na ARCOR com «O 
pão nosso de cada dia»

O Secção de Cinema da ARCOR apresentou, a 21 de Fevereiro de 1980, há 40 anos, o filme «O pão nosso de cada dia».
O ciclo de cinema da ARCOR tinha a colaboração da Junta Central das Casas do Povo e os filmes era exibidos na sala a sede da Junta de Freguesia, no edifício onde agora é a sede da Tuna Musical / AFOR. Ao tempo, a sede da ARCOR era na cave e as exibições de filmes tinham grande adesão popular.
Diamantino
Correia

- Ano de 1981, há 39 anos!
Torneio de Xadrez
na Secção da ARCOR

A Secção de Xadrez da ARCOR organizou o seu torneio interno em 1980, começando a 21 e até 26 de Fevereiro de 1980.
O «Jornal da ARCOR» dá conta que o vencedor foi Diamantino Correia, com 5 pontos (17,5), seguido de 2º.-Armando Ferreira (5-15); 3º.-José Pores Tavares (4); 4º.- Jaime Reis (3,5-11,25); 5º.-Armando Morais (3,5-9,75), 6º-Aurélio Reis (3), 7º.-Rui Reis (2,5); 8º.-João Viegas (1,5 pontos).
A Associação de Xadrez de Aveiro elogiava «a capacidade de realização e vontade de fazer» da ARCOR, apontando o lema da associação como «exemplo para todos aqueles que pensam como eles» e que, frisava o presidente João Balreira, «o fazem «dispondo de pouco mais que a sua dedicação ao trabalho».
O presidente da direcção da ARCOR era Celestino Viegas, com o secretário António Framegas e o tesoureiro Custódio Ferreira.
Dulce Soares

- Ano de 1999, há 21 anos!
Dulce Pires Soares, a quase
centenária faleceu há 21 anos ! 

Dulce Pires Soares era a pessoa ribeirense mais idosa quando faleceu, a 21 de Fevereiro de 1999, há 21 anos e a meio ano de atingir o centenário.
Natural de Travassô, era filha de Jacinto Pires Soares, lavrador de Óis da Ribeira, e de Rosa Pires das Neves, governanta de casa e de Travassô. 
Casou, em primeiras núpcias, com Júlio Reis - pai de seus filhos Maria Nazaré Pires dos Reis (Maria do Hermenegildo, já falecida), Nair Pires dos Reis (moradora na Rua António Bernardino) e de Manuel Pires dos Reis, emigrado na Venezuela (em Puerto Ordaz, no Estado de Bolívar). Em segundas núpcias, casou com Fernando Maria dos Reis, de Óis da Ribeira, a 16 de Maio de 1939, dele se divorciando a 21 de Janeiro de 1949.
Fernando Maria Reis era viúvo e pai de Maria da Luz (Resende), José Pires Ferreira dos Reis (Zé da Luz), Maria Cidalina, Cristalina e Maria Simões dos Reis (Maria da Luz, de José Neves), já todos falecidos
Dulce tem descendentes vivos em Óis da Ribeira: a filha Nair (que tem os filhos Dulce, Armando e José Augusto emigrados nos Estados Unidos), os netos e irmãos Maria Isabel e Jacinto Pires Viegas, filhos de Maria Nazaré (do Hermenegildo), e os bisnetos Júlio e Diana (filhos de Jacinto).

Sem comentários: