O casal Joaquim Viegas e Maria
Mercedes dos Santos Pinto
|
Os dias 7 de Fevereiro
nos dias de 3 séculos
de Óis da Ribeira
1 - Ano de 1878, há 142 anos!
Joaquim Viegas
O óisdaribeirense Joaquim Viegas nasceu há 142 anos, a 7 de Fevereiro de 1898, e foi comerciante em Angola, na cidade de Nova Lisboa, actual Huambo.
Casou a 11 de Fevereiro de 1929, com Maria Mercedes dos Santos Pinto, em Nelas - de onde ela era natural, da Póvoa de Santo António (Canas de Senhorim), e o casal teve os filhos Tito, Sérgio e Ivone.
Joaquim Viegas era filho de Maria Florinda Viegas, jornaleira, e neto de Maria Florinda de Jesus. Para Nova Lisao levou três sobrinhos, filhos do irmão Abílio: Manuel, Aníbal e José Pires Viegas (Zé Mau), já todos falecidos. Neto deste é Edson Viegas Santos, actual vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Maria Vitória |
2 - Ano de 1892, há 128 anos
Maria Vitória Pereira
da Conceição
Maria Vitória Pereira da Conceição nasceu a 7 de Fevereiro de 1892 e faleceu a 27 de Fevereiro de 1979, aos 87 anos.
Filha de António Correia de Melo, trabalhador e natural de Alquerubim, e de Carolina Rosa de Jesus, de Óis da Ribeira, teve os filhos David (que morou em Assequins), José Maria (Passarito) e Iluzinda Pereira da Conceição, já todos falecidos.
Netos residentes em Óis da Ribeira são os gémeos Maria Vitória, da Rua Adolfo Pires dos Reis, e José Manuel (Rua Benjamim Soares de Freitas), e Dimis (morador em Águeda), os três filhos de Ilusinda, e Ilusinda Gomes da Conceição Viegas (da Rua da Pateira, filha de José Maria).
Notícia do Jornal da ARCOR |
3 - Ano de 1953, há 67 anos!
Roubo de 4 contos
a Zé Maria (Padeiro)
O «Jornal da ARCOR» de 31 de Março de 2003 dá conta de um assalto «por meio de chave falsa» à casa de José Maria da Rola (Zé Padeiro).
«Roubaram-lhe cerca de 4 contos», relata o jornal arcoriano, acrescentando que «na altura, o assaltado estava no Café Império» - o hoje espaço de Fernando Pires, junto à Igreja.
«Parece que foi vigiado e, aproveitando essa oportunidade, alguém foi procurá-lo a casa, sabendo que ele não se encontrava ali, presumindo-se que foi nessa altura que se cometeu o roubo» acrescenta o JdA, precisando que «pouco depois, quando regressava a casa, encontrou uma janela aberta, que o gatuno abriu para despistar».
Fernando Reis |
- Ano de 2000, há 20 anos!
Legalização do jardim
de infância da ARCOR
O primeiro acordo de cooperação do jardim de infância da ARCOR foi assinado a 7 de Fevereiro de 2000, há precisamente 20 anos e assim oficialmente legalizado.
A direcção da associação óisdaribeirense era presidida por Fernando Reis Duarte de Almeida, recentemente falecido (a 6 de Novembro de 2019) e no passado domingo (dia 1 de Fevereiro de 2020) evocado na romagem ao cemitério integrada nas comemorações dos 41 anos da ARCOR.
A romagem, recordemos, também evocou Armando Alves Ferreira (presidente da direcção, conselho fiscal e assembleia geral) e Hercílio Alves de Almeida (secretário), também antigos dirigentes da ARCOR e falecidos, respectivamente, a 26 de Setembro e 9 de Novembro de 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário