A visita Pascal de 2015, já lá vão 5 anos... feita por leigos |
A Visita Pascal de Ois da Ribeira desde há mais de meio século que era à... 2ª. feira. Este ano, pelas razões conhecidas, nem à 2ª.-feira nem em qualquer outro dia.
A visita Pascal de 2004. Agostinho Tavares (em Agosto) e José Pinheiro (Setembro se 2018), os dois adultos da direita, já faleceram. RIP!!! |
Sobre ser à
2ª.-feira, procurámos saber porquê, mas ninguém nos soube responder com o mínimo de rigor ou lógica.
Aparentemente e pelo que ouvimos de nossos avós, era à 2ª.-feira por ser a mais pequena das duas paróquias do mesmo sacerdote: Travassô e Óis da Ribeira.
Que o padre era o mesmo e não tinha tempo ao domingo. Era então todo o domingo para Travassô e 2ª. feira de tarde para Ois. Mas isso era... antigamente. E agora?
O pároco já há vários anos, mesmo muitos anos, que não faz a visita pascal e continuou a ser à 2ª.-feira, sendo feita por leigos ligados à Comissão Fabriqueira.
Então os leigos não podiam fazer a visita pascal no domingo de Páscoa?
Este ano, a questão nem se pôs, mas poderia pensar-se nisso! Julgamos nós de que...
Já viram que muitos ribeirenses não podem estar à 2ª.-feira em casa, porque estão a trabalhar? E que muitos outros residentes fora, não podem vir porque nos locais onde residem as práticas não são as mesmas?
Hoje, 2ª.-feira de Páscoa, não temos... Páscoa em Óis da Ribeira. Até a Igreja de Santo Adrião há semanas que está fechada. Não tempos Páscoa nem visita pascal mas teremos a fé que nos ensinaram e vivemos!
Sem comentários:
Enviar um comentário