terça-feira, abril 07, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 7 de Abril...

O terreno que foi de Armando Resende e ode agora está a AROR e Junta de Freguesia
O terreno em vésperas de obras (ano 2000)

Os dias de Óis da Ribeira
nos dia 7 de Abril...

- Ano de 1993,
há 27 anos !
Vereadores Pinto e Marçal
negociaram terreno para ARCOR

Os vereadores Silva Pinto (PS) e Horácio Marçal (CDS) negociaram, a 7 de Abril de 1993, há 27 anos, a compra do terreno que era de Armando Resende e onde hoje se situa o Centro Social da ARCOR e a sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
Os dois autarcas municipais estavam mandatados pelo presidente José Júlio Ribeiro (PSD), depois de, na reunião do executivo, na véspera, a Câmara ter decidido aprovar a compra, com o objectivo de «a sua utilização, em exclusivo, à instalação de serviços de carácter social e desportivo para a freguesia.
A Câmara garantiu também que o terreno «não poderia, em circunstância alguma, ser destinado a outros fins, sob pena de reverterem favor da Câmara Municipal, bem como quaisquer benfeitorias nele instalados».

- Ano de 1973,
há 47 anos !
«Casa de Pais» em teatro
em Macinhata do Vouga

O Grupo Dramático Amador de Ois da Ribeira apresentou-se em Macinhata do Vouga no dia 7 de Abril de 1973, com a peça «Casa de Pais», de Francisco Ventura
A estreia tinha sido em Óis da Ribeira, no dia 25 de Março e no pátio de Alberto Henriques (Calceteiro, agora casa dos herdeiros de Fernando Reis, no Largo do Centro Social), e o grupo, pelo menos, actuou depois na Borralha (dia 31 de Março), antes de Macinhata do Vouga (7 de Abril), não sabemos se em mais localidades. 
Infelizmente, também não sabemos quem foram o ensaiador e os actores. Alguém poderá ajudar, escrevendo e indicando os nomes para doisportres2@gmail.com. E fotografia, se houver.
O padre-cantor António
Maria (imagem actual)

- Ano de 1979,
há 41 anos !
ARCOR apresentou-se
com Serão Popular
- Orquestra Típica, professor Marco do Vale e o brasileiro padre António Maria

A ARCOR organizou, a 7 de Abril de 1979,  um serão popular, com o qual, formalmente se apresentou ao povo de Óis da Ribeira.
O espectáculo decorreu no salão do restaurante Pôr do Sol e teve participação da Orquestra Típica e Coral de Águeda, do professor Marcos do Vale (o ilusionista e hipnotizador padre Manuel Armando, actualmente pároco de Aguada de Baixo) e o padre cantor António Maria, brasileiro do Rio de Janeiro e filho de pais portugueses, do Instituto dos Padres de Schoenstatt e que, ao tempo.estava na Paróquia da Gafanha da Nazaré. Também era escultor, violinista e poeta e, regressado ao Brasil, criou o Centro Educacional Catarina Kentenich (orfanato, creche e centro de formação) e a comunidade religiosa feminina Filhas de Maria Servas dos Pequeninos.
Cena de «D. Álvaro Abranches»

- Ano de 1990,
há 30 anos !
Teatro da ARCOR na
Figueira da Foz !

O Grupo de Teatro da ARCOR apresentou-se na Figueira da Foz no dia 7 de Abril de 1990, há 30 anos, com a peça «D. Álvaro de Abranches», um drama em 5 actos.
A peça foi ensaiada pelos irmãos Firmino e Isauro Carvalho e Santos e os actores dessa etapa artística da ARCOR foram Paulo Rogério Framegas, Paulo Silva, Cristina Silva, Hélder Pires, Manuel Alberto Resende, Dionísio Prazeres, Elisabete Fernandes, Manuel Horácio Reis, Lotário Santos, Hélder Prazeres, Danilo Costa e António Salvador Reis. O programa incluía a comédia «O Criado André».


Sem comentários: