A ponte de Óis da Ribeira sobre o Rio Águeda e ligando à margem de Cabanões |
P. José Bernardino presidente da Co- missão de Ponte |
José M. Estima vice-presidente |
Os dias 1 de Abril na
história de Óis da Ribeira...
1 - Ano de 1929,
há 91 anos !
Comissão de obra
da ponte de Óis !
A 1 de Abril de 1929, há 91 anos, foi constituída uma comissão de obras da ponte de Óis da Ribeira, com o objectivo de «estudar o orçamento e procurar a melhor forma de obter
Manuel Resende
tesoureiro
|
A comissão era presidida pelo padre José Bernardino dos Santos Silva e incluía José Maria Estima (vice-presidente), professor Dinis Pires da Silva (secretário) e Manuel Maria Ala de Resende (tesoureiro), com os vogais Albano de Almeida, Benjamim Soares de Freitas, Diamantino Francisco da Silva, professor Joaquim Augusto Cunha, Joaquim Tavares da Silva, Luís Henriques de Almeida, Luís Maria de Almeida Santos, Manuel Joaquim dos Reis, Manuel Soares dos Santos e Silvério Tavares. Havia um 15º. elemento, cuja identidade infelizmente desconhecemos.
A comissão angariou 120 contos no peditório feito na freguesia e, com ofertas posteriores, chegou aos 150.
O sonho de ponte vinha pelo menos já desde o ano de 1908 e só se concretizaria em 1952, quando, a 25 de Maio, foi inaugurada.
- NOTA: Não dispomos de fotografia do professor Dinis Pires da Silva. Alguém no-la poderá enviar? Agradecemos.
2 - Ano de 1979,
há 41 anos !
Baile da ARCOR, a primeira
iniciativa pública em ÓdR!
A ARCOR teve a sua primeira iniciativa pública, em Óis da Ribeira, a 1 de Abril de 1979, há 41 anos precisamente, com um baile abrilhantado pelo conjunto «Amadeu Mota».
A iniciativa decorreu no salão do restaurante «Pôr do Sol» e seguia-se a uma de nível nacional, com os programas na Rádio Renascença, transmitidos nos dias 10 e 17 de Março desse mesmo ano de 1979.
A ARCOR, recordemos, tinha sido (foi) fundada a 19 de Janeiro de 1979, pouquíssimo tempo antes, pouco mais de dois meses, e era liderada por uma comissão instaladora presidida por Celestino Viegas, com o secretário António Framegas e o tesoureiro Custódio Ferreira - este, emigrado nos Estados Unidos.
Jorge Campino (à direita)
numa das visitas à ARCOR
|
3 - Ano de 2005,
há 15 anos !
Director de Segurança
Social na ARCOR
O director do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro (CDSSA) visitou a ARCOR no dia 31 de Março de 2005, para se inteirar das obras de construção, mesmo a concluir-se.
Jorge Campino visitou demoradamente as instalações da instituição social óisdaribeirense, que considerou «uma excelente obra social, uma obra extraordinária para uma freguesia tão pequena como é Óis da Ribeira».
A imprensa aguedense da época noticiava que «o investimento total deve ultrapassar os 1,25 milhões de euros» - ou 250 mil contos. Supomos que incluindo a sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. Seriam agora 1.506.901,40 euros, segundo o conversor da PORDATA.
Sem comentários:
Enviar um comentário