segunda-feira, abril 27, 2020

Os dias 27 de Abril em Óis da Ribeira...

O desfile de tractores da concentração de 2008


Os dias 27 de Abril nos
dias de Óis da Ribeira...

1 - Ano de 1958,
há 62 anos !
Abusos nos baldios
da Junta de Freguesia

A sessão da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira de há 62 anos foi marcada por uma queixa de abusos nos baldios da autarquia.
O presidente Aires Carvalho e Santos foi quem levantou a questão, por lhe terem sido apresentadas várias informações sobre tais abusos (presumimos que roubo de árvores e matos) e resolver, com o tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário Aires Carvalho dos Santos, proceder a averiguações sobre tal assunto e agir em conformidade.
Era tempo em que os gestores autárquicos conheciam o seu território e o que era seu (da Junta de Freguesia), agindo consoante a actualidade.
Já agora, na mesma sessão foi abordada a necessidade de mandar proceder à limpeza do cemitério - o hoje chamado Cemitério Velho, que era mais pequeno e o único da freguesia.
O centro social da ARCOR, há 21
anos denominado centro cívico

2 - Ano de 1999,
há 21 anos !
Projecto da ARCOR passou
do GAT para a CIVILAG

A elaboração do projecto do então futuro Centro Cívico de  Óis da Ribeira passou do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Águeda para a CIVILAG a 27 de Abril de 1999, há 21 anos.
A 13 de Abril desse ano, a Segurança Social de Aveiro tinha dado instruções concretas, no sentido de incluir o ATL, centro de dia e apoio domiciliário, mas a doença da engenheira do GAT, encarregada do projecto, levou a que fosse pedida a intermediação da Câmara Municipal de Águeda, do presidente Castro Azevedo, que optou por, dias depois, o entregar ao Gabinete CIVILAG. 
A CIVILAG acabou a parte de arquitectura a 9 de Agosto e, depois de várias peripécias, viria a tê-lo concluído a 30 de Março de 2001, quase dois anos passados, tal foi a complexidade da sua elaboração, por exigências legais.

3 - Ano de 2008,
 12 anos !|
Concentração de tractores
da Junta de Óis da Ribeira

A primeira actividade das Jornadas Culturais da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira de 2008 decorreu a 27 de Abril: uma concentração de tractores.
A actividade agrícola era (é?) uma das maiores fontes económicas da região, pelo que, na opinião do presidente Fernando Pires, «fazia todo o sentido reunir os seus agentes, e são muitos os de Ois da Ribeira e freguesias vizinhas”, disse o presidente Fernando Pires.
A concentração foi na variante de Espinhel e os participantes desfilaram pelas ruas da freguesia, até ao parque da pateira - onde, com almoço de confraternização e programa de convívio, decorreu a festa dos tractoristas de Óis da Ribeira.
Manuel e Maria da Luz

Registo Pessoal
de 27 de Abril

1 - 1910: MARIA DA LUZ Pires Ferreira dos Reis nasceu a 27 de Abril de 1910 e faleceu a 2 de Abril de 1990, aos 80 anos.
Filha de Fernando Maria dos Reis e irmã de José (da Olívia), Cidalina e Maria (José Neves), casou a 1 de Março de 1934 com Manuel dos Santos Ala de Resende, proprietário, e o casal teve os filhos José Bernardino (já falecido), Maria Ascensão (Mariazinha), Manuel e Albano (ambos residentes em Odivelas), Armando, António e Maria Laura em Óis da Ribeira) e Rui Ferreira dos Santos Resende (emigrado na Alemanha).
Edite Almeida

2 - 1976: EDITE Ramos de Almeida nasceu a 31 de Janeiro de 1968 e faleceu a 27 de Abril de 1976, de doença e com pouco mais de 8 anos.
Filha de Hercílio Alves de Almeida, de Óis da Ribeira, falecido a 9 de Novembro de 2019, e de Alcina Ferreira Ramos, de Eirol, e moradores na Rua Manuel Tavares (a do Cabo). Neta paterna de Albano Joaquim de Almeida (falecido a 1 de Dezembro de 1964, aos 85 anos) e de Jesuína Alves de Almeida (a 30 de Setembro de 1984, aos 83 anos).
O casal teve ainda os filhos Anabela e Álvaro Ramos de Almeida, ambos moradores em Óis da Ribeira, respectivamente na Ruas da Pateira e Manuel Tavares.

João Augusto

3 - 1977: JOÃO AUGUSTO Pires dos Santos nasceu a 25 de Fevereiro de 1890 e faleceu a 27 de Abril de 1977, aos 87 anos e em Óis da Ribeira.
Conhecido como João Cosme, casou com Iria Soares de Freitas, ambos de Óis da Ribeira, e o casal teve a filha Izilda Soares dos Santos  (Mariazinha), falecida em Janeiro de 2019, aos 92 anos, e que, como os pais  e o marido (Neca), foi empresária em Valença. João oi proprietário e comerciante, tendo tido residência na Rua Manuel Tavares (a do Cabo), ainda hoje da família.

Sem comentários: