sexta-feira, junho 26, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 26 de Junho...

O Secretário de Estado Castro Almeida a discursar no Pôr do Sol. Da esquerda para a
direita, os presidentes Fernando Pires (Junta) e António José Tavares (ARCOR), Castro
Almeida e presidentes Dinis Padeiro (Câmara) e Horácio Marçal (Assembleia Municipal)
O descerramento da placa de inauguração, a 25 de
Junho de 1995 e pelo então Secretário de Estado da 
Juventude e Desportos, Castro Almeida

Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 26 de Junho...

1 - Ano de 1995,
há 25 anos !
Inauguração do «poli»
e apoio para o hangar
de canoagem da ARCOR

O polidesportivo da ARCOR foi inaugurado a 26 de Junho de 1995, há 25 anos, por Manuel Castro Almeida, o então Secretário de Estado da Juventude e Desportos.
O equipamento tinha sido orçado em 6000 contos, a ARCOR era presidida por António José Tavares e o momento foi participado por Manuel Campino (Delegado Distrital do Instituto do Desporto de Portugal - o INDESP), Jorge Campino (presidente do Centro Distrital da Segurança Social), pelos presidentes da Assembleia Municipal (Horácio Marçal) e Câmara Municipal de Águeda (Dinis Ramos Padeiro), vereadores Castro Azevedo e Gil Nadais e presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira (Fernando Pires).
Na oportunidade, foi assinado um contrato-programa de desenvolvimento desportivo, segundo o qual a ARCOR iria receber 3000 contos para a construção de um hangar de canoagem - construção que se viria a concretizar 4 anos depois, em 1999 e já na direcção de Fernando Reis, definitivamente concluído na de Celestino Viegas, já em 2001.
Era um tempo em que governantes iam a Óis da Ribeira para inaugurar obras e levar apoios. Em outros, mais recentes, vieram para comer e beber, ao desbarato, e elogiar (in)utilidades.
Celestino Viegas e Fernando
Reis, os presidentes do
hangar da ARCOR

2 - Ano de 2003,
há 17 anos !
ARCOR na DREC à
procura de apoios !

Uma delegação da ARCOR reuniu em Coimbra, a 26 de Maio de 2003, com o Delegado Regional de Educação do Centro (DREC), procurando apoios para solicitar apoio à construção das salas do ensino pré-primário.
As obras de construção do centro social estavam a decorrer nessa altura, mas a valência não era comparticipada pela Segurança Social - que, no acordo assinado com a ARCOR, da direcção do presidente Fernando Reis.
A delegação de há 17 anos era formada pelo presidente Celestino Viegas e o tesoureiro Agostinho Tavares (presidente seguinte), e expôs a situação ao dr. João Bento, o Director Regional de Educação do Centro (DREC) - tendo a questão sido reencaminhada para Plano Operacional da Região Centro (POR) - Eixo III.
Era um tempo em que a ARCOR «furava» fronteiras para encontrar apoios, os que, com outros, levaram à epopeica construção do Centro Social e outros equipamentos associativos de interesse público.
Os seus dirigentes trabalhavam, não passavam a vida a acusar os sócios e a comunidade de falta de colaboração.
A valência do ensino pré-primário, que a actual ARCOR encerrou, incluía duas salas, cada qual com 50 metros quadrados. Tempos diferentes.
Teatro do GAOR (2004, ver texto)

3 - Ano de 2004,
há 16 anos !
Teatro do GAOR
em último palco

O Grupo de Amigos de Óis da Ribeira (GAOR) apresentou-se em palco pela última vez a 26 de Junho de 2004, há 16 anos, representando a peça «Um erro judicial».
O grupo era artisticamente dirigido por Leonildo Costa e estreara-se a 17 de Abril desse ano, no salão do restaurante «Pôr do Sol», e também actuou em Travassô e Alquerubim. O programa incluía a comédia «Ressonar a dormir).
O grupo era formado (ver foto) por Nuno Almeida, Carla Costa (ponto), Soraia Gonçalo, Rui Fernandes, Cristina Soares, Jorge Brandão, Lenildo Costa (ensaiador) e José Melo, de pé, e, em baixo, João Ferreira, Luís Gonçalo, Victor Fernandes, António Reis e o já falecido António Fernando Framegas.
Curiosamente, ou talvez não, dois deles integram os actuais órgãos sociais da ARCOR - ARCOR que desde 2012, há 8 anos, tem a Secção de Teatro parada. Falamos de Rui Fernandes, secretário da direcção, e de Cristina Soares, presidente do conselho fiscal.

Sem comentários: