Mancha de poluição na margem de Óis da Ribeira da pateira (foto SIC) |
Peixe morto na pateira (foto PSD) |
O PSD questionou o Governo sobre as descargas poluentes que têm vindo a ser feitas na pateira», já, de resto, denunciadas por várias entidades locais junto das autoridades e pela população local». E também aqui no d´Óis Por Três.
«Se sim, que diligências tomou para as corrigir, nomeadamente ao nível da identificação dos infractores e das medidas necessárias para que estas descargas não voltem a repetir-se?", questiona aquele partido, que quer igualmente saber do Governo «que acções de fiscalização, inspecção e recuperação promoveu, ou os organismos por si tutelados, no sentido de evitar que situações como as denunciadas continuem a ocorrer".
«Têm vindo a ocorrer mais descargas poluentes na pateira, por exemplo, de descargas de água residuais sem tratamento no rio Cértima, apesar de denúncias dirigidas às entidades fiscalizadoras feitas pela União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, partidos políticos e organizações ambientalistas«, refere o PSD.
As três perguntas
do PSD sobre a pateira
A associação ambientalista QUERCUS, ver AQUI, citada no comunicado, salientou que «as descargas nas margens de Óis da Ribeira ocorrem de forma cada vez mais frequente e intensa, além das descargas de efluentes domésticos feitos nas valas hidráulicas que se dirigem à lagoa, das descargas de efluentes industriais no sistema de águas pluviais da zona industrial de Oiã, das descargas do sistema multimunicipal de saneamento e do risco de infiltração existente em pedreiras localizadas na área.
«Neste mês de Junho, há já registo de peixes mortos junto ao parque de merendas de Óis da Ribeira. Também foram sinalizadas pela população várias irritações na pele e nos olhos de atletas da ARCOR, surgidas durante e após os treinos nas águas da lagoa», considerou o PSD, finalmente perguntando:
1 - Tem o Governo conhecimento das descargas poluentes realizadas na Pateira de Fermentelos, denunciadas por várias entidades locais junto das autoridades e pela população local?
2 - Se sim, que diligências tomou para as corrigir, nomeadamente ao nível da identificação dos infractores e das medidas necessárias para que estas descargas não voltem a repetir-se?
3 - Que acções de fiscalização, inspecção e recuperação promoveu o Governo, ou os organismos por si tutelados, no sentido de evitar que situações como as denunciadas continuem a ocorrer?
Sem comentários:
Enviar um comentário