terça-feira, dezembro 29, 2020

Os dias 29 de Dezembro nos dias de Óis da Ribeira...

O edital publicado no Diário do
Governo de há 126 anos


Edital de inventário e Tuna de utilidade  pública

1 - Ano de 1894,
há 126 anos!
Edital de inventário

O Diário do Governo de h´126 publicava uma notificação do Juiz de Direito da Comarca de Águeda, citando os óisdaribeirenses José dos Santos Pombo e Manuel Marques dos Santos e mulher sobre o inventário pela morte de António Marques dos Santos.
Os citados estavam ausentes em parte incerta e tinham o prazo de 30 dias para «falarem ou assistirem aos termos». O edital estava datada de Agosto de 1894 e citava, também, os credores incertos e legatários desconhecidos que residissem fora da Comarca de Águeda.
António Marques dos Santos era jornaleiro e falecera a 2 de Setembro de 1892, deixando viúva (Maria Rosa de Jesus) e filhos. Não fizera testamento.
O despacho governamental

2 - Ano de 2017
há 3 anos !
TUNA / AFOR declarada
de utilidade pública

A Associação Filarmónica de Óis da Ribeira / Tuna Musical de Óis da Ribeira foi reconhecida como instituição de utilidade pública, por despacho da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, com o nº. 448/2018 e de 29 de Dezembro de 2017. Há 3 anos!
O documento governamental foi hoje publicado no Diário da 
O despacho tem efeitos
a  1 de Janeiro de 2018
República, citando a AFOR, anteriormente denominada Agrupamento Musical Tuna de Óis da Ribeira, com «actividade referenciada desde o final do século XIX» e 
«formalmente constituída a 21 de Abril de 1993», desde então «desenvolvendo, ininterruptamente, relevante actividade de divulgação da cultura musical, através da sua escola de música e das actuações das suas formações musicais, em Portugal e no estrangeiro».
O despacho da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Administrativa sublinha que «coopera com diversas entidades, das quais se destacam as da Administração Local, tendo sido distinguida pelo Governo Civil de Aveiro em 2011, com a Medalha de Mérito Distrital».
O despacho governamental foi publicado no Diário da República de 10 de Janeiro de 2018, mas está assinado e datado de 29 de Dezembro de 2017, produzindo efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2018, inclusive, de acordo com o Diário da República nº. 7, 2ª. Série, do dia 10 de Janeiro de 2018.

Sem comentários: