domingo, dezembro 20, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 27 de Dezembro...


A primeira placa da ARCOR

ARCOR adjudicou 1ª. fase, Teatro de Pais em Os Pioneiros, Orquestra de Jovens da Tuna e eleição de António Melo

1 - Ano de 1999,
há 21 anos !
ARCOR adjudicou 1ª. fase do Centro Social
Fernando Reis

A ARCOR deliberou, a 27 de Dezembro de 1999, adjudicar as obras da 1ª. fase do centro social à Construtora da Bairrada. Há 21 anos.
A deliberação da direção presidida por Fernando Reis foi comunicada à empresa no dia seguinte, nos seus escritórios da estrara para Aveiro, entre Perrães e Oiã, com a participação presencial de Celestino Viegas, o (não se sabia na altura) futuro presidente da direção. 
A assinatura do contrato ocorreu dois dias depois, nos escritórios da CIVILAG, a empresa que elaborou o projecto. Os custos desta primeira fase, correspondente à placa que se vê na foto, atingiram os 19 759 283 euros - qualquer coisa como, a valores de hoje e segundo o conversor da PORDATA, a 28.628.148,18 euros.
Grupo de Teatro de Pais da ARCOR


2 - Ano de 2002,
há 18 anos!
Grupo de Teatro dos Pais
da ARCOR em Os Pioneiros


O Grupo de Teatro de Pais (GTP) da ARCOR actuou a 27 de Dezembro de 2002, em Os Pioneiros, IPSS de Mourisca do Vouga. Há 18 anos.

O GTP estreara a peça «O gabinete do sr. regedor» na Festa de Natal de 2002, a 20 de Dezembro, ensaiada por Hercílio de Almeida e com participação de Paulo Rogério, Luísa Santos, Hermínia Viegas e Hercílio de Almeida, Vítor Fernandes, Almerinda Simões (educadora), Dália Reis, Ana Isabel Viegas (arranjo musical) e João Ferreira, Anabela Reis, António Fernando Almeida (já falecido), Salomé Castro, Fátima Goulart (educadora), António Manuel Reis e João Miguel Viegas.
Exibiu-se mais tarde na Santa Casa da Misericórdia de Águeda (3 de Janeiro de 2003), de novo em Óis da Ribeira (a 25 de Janeiro, nos 24 anos da ARCOR) e em Valongo do Vouga (na Casa do Povo, a 24 de Maio). Não sabemos se em mais lados, mas pelo menos estes.
Orquestra Jovem da Tuna (2005)


3 - Ano de 2003,
há 17 anos!
Orquestra de Jovens
da Tuna Musical



A Tuna Musical de Óis da Ribeira realizou, a 27 d Dezembro de 2003, o seu já tradicional Concerto de Natal e apresentou a Orquestra de Jovens - saídos da sua escola de música e dirigida por Nuno Almeida.
O espectáculo atraiu muita gente ao salão do restaurante Pôr do Sol e o Pai Natal deixou duas prendas: um saxofone soprano e uma tuba.
«Um acontecimento destes é sempre importante para a Tuna, pois é uma oportunidade de, publicamente, mostrar o seu trabalho, nomeadamente o da escola de música», disse Porfírio Pires presidente da direção, recordando que esta secção tinha recentemente recebido 6 novos instrumentos, entre eles 4 violas.
A Orquestra Juvenil tinha 15 elementos e o reportório era integralmente formado por peças de autores tão diferentes como Elton John, Andrea Bocelli, The Beatles, Frank Sinatra, Beethoven, Tito Puente, Eric Clapton e Os Sitiados. Os arranjos eram de João Neves, Amílcar Morais, Luís Cardoso, Ron Sebregts e Afonso Alves.
Jorge Élio Framegas, presidente da assembleia geral, por sua vez, anunciou um sax soprano (oferecido por Jorge Poças, de Leiria) e uma tuba, oferta da Câmara Municipal. «Há até quem pergunte como é que a Tuna de Óis consegue estas coisas todas», disse Jorge Élio Framegas.
António Melo

4 - Ano de 2013
há 7 anos!
António Melo eleito
presidente da Tuna !


A assembleia geral da Tuna, reunida a 27 de Dezembro de 2013, elegeu António Melo como novo presidente da Tuna. Era o presidente da assembleia geral.
Os novos órgãos sociais foram eleitos por 15 associados e para o mandato de 2014/2017, com a curiosidade de, pela primeira vez, incluírem mulheres.
São os seguintes:
- Assembleia Geral: Carla Tavares (presidente), Eliane Pires da Rita (1ª. secretária) e Carlos Miguel Correia (2º. secretário).
- Direção: António Manuel Azevedo de Melo (presidente), Luís Carlos Neves (vice-presidente), António Manuel Reis (secretário), Daniela Tavares (tesoureira) e Gil Branco (vogal).
- Conselho Fiscal: José Maria de Almeida Gomes (presidente), Fernanda Maria Viegas (1º. vogal) e Aurélio Matos dos Reis (2º. secretário). 
O mandato foi assinalado, principalmente, pela alteração da denominação oficial da Tuna, que passou a ser Associação Filarmónica de Óis da Ribeira. 

Sem comentários: