quinta-feira, fevereiro 25, 2021

* ANO 1996: Paulo Portas em Óis da Ribeira contra a droga!

Paulo Portas em 1996
       

O então deputado Paulo Portas, do CDS/PP, esteve em Óis da Ribeira no dia 25 de Março de 1996, um domingo à tarde, surpreendendo e participando numa reunião popular que decorria na sala da Junta de Freguesia para analisar as questões relacionadas com a droga.
Ao tempo, repetiam-se assaltos a residências e o tráfico e consumo de droga e a população local, alarmada com os efeitos desse consumo de estupefacientes - como era infelizmente generalizado pelo país inteiro, a esse tempo e ainda hoje -, estava a discutir a situação local, para a eventualidade de se tomaram posições de segurança.
O deputado do CDS apareceu inesperadamente, estava em visita partidária ao distrito de Aveiro, e, intervindo na reunião, lançou pistas sobre as penalizações para o tráfico que o seu partido (o actual CDS) iria propor: 35 anos de prisão.
A sessão foi marcada pelo inesperado e marcante testemunho de um jovem local, toxicodependente em fase de recuperação e entretanto falecido num acidente de viação, que apelou aos participantes e comunidade, em geral, para darem mais apoio e terem compreensão para com os toxicodependentes.

Outros anos,
outros factos!
Escola primária e casamentos!

- ANO 1958, há 63 anos!
ESCOLA PRIMÁRIA: O engº. Moutinho dos Santos deslocou-se a Óis

da Ribeira, por indicação da Câmara Municipal de Águeda e para conhecer os trabalhos de construção do novo edifício escolar - as duas salas a nascente, que hoje conhecemos e está abandonado. Já existia a primeira, de rés-do-chão. 
O técnico foi recebido por Aires Carvalho dos Santos, presidente da Junta de Freguesia, David Soares dos Santos (secretário) e José  Pinheiro das Neves (tesoureiro).
Firmino Santos
em  2020/21

- ANO 1962, há 59 anos!
CASAMENTOS: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, presidida por Manuel Tavares, emitiu atestados de casamento para 4 conterrâneos: Manuel Luís dos Santos Henriques, filho de Alberto Henriques, e Firmino Carvalho e Santos, de Laurentino Carvalho dos Santos (em Fermentelos), António Joaquim Nogueira da Silva, de Maria Nogueira «Padeira» (na Gafanha da Nazaré), e Adérito dos Reis Carvalho e Santos, de Emílio Carvalho (em Eirol).
Manuel Luís e António Joaquim (Bruxo) já faleceram, este de acidente de viação, m França.

Sem comentários: