quinta-feira, maio 27, 2021

A marcha «José Maria Gomes» da Tuna/AFOR...


A homenagem a José Maria Gomes: António Reis, José Maria Gomes, Tiago
Abrantes, maestro António Bastos, Rodolfo Campos e capitão Amílcar Morais

A capa da marcha
«José Maria Gomes»
Flores de 74 anos
para José Maria Gomes



A marcha «José Maria Gomes», que homenageia este músico e dirigente da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, de que anteontem aqui falámos, era para ter sido apresentada nas comemorações do aniversário de 2020, não realizadas devido aos efeitos da COVID 19.
«A cerimónia de 14 de Maio foi mais reservada, não foi o que queríamos, pensámos sempre em fazer uma cerimónia alargada à comunidade, mas já estava a ser adiada há quase um ano», disse-nos António  Reis, o presidente da direção da Tuna / AFOR, acrescentando que «a marcha seria para estrear no aniversário, mas devido ao covid foi completamente impossível ensaiá-la, de modo a apresentá-la nesse dia».
A Tuna / AFOR comentou também que «fez-nos sentido guardá-la», mas, entretanto, «a situação do país não melhorou muito e acabámos por entregá-la no dia do aniversário, 14 de Maio, com as pessoas mais importantes para ele, a sua família».
A cerimónia teve participação de Tiago Abrantes, amigo de longa data da Tuna, do capitão Amílcar Morais, do compositor da marcha, e de Rodolfo Campos, que fez a edição. Também Luís Neves, tunante e autor da capa da Marcha.
«Podíamos guardá-la até ao próximo aniversário, mas não sabemos como estará a situação do país nessa altura e não seria de todo agradável continuar a guardar uma marcha que o capitão Amílcar Morais deverá começar a vender no mundo da música», considerou a direção da Tuna, esperando que «seja uma música muito tocada pelo país, que o senhor Zé Maria Gomes merece, pela pessoa que é e por tudo o que fez pela Tuna».

2 comentários:

Anónimo disse...

Também já estamos em condições de anunciar que próxima marcha 《o trauliteiro》 já anda a ser composta e que nada conseguirá deter a sua difusão gratuita mundo local.

Anónimo disse...

Outra marcha interessante é a «marchar com eles daqui para fora». Ainda não apresentaram essa?