sexta-feira, maio 21, 2021

* ANO 1944: O alargamento da rua na zona da padaria e outras coisas mais!....

A padaria de Mateus Almeida e Silva e que
hoje é propriedade de Bruno Gomes Soares

Benjamim S.
de Freitas


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira deliberou a 21 de Maio de 1944, há 77 anos, proceder ao alargamento da rua junto à padaria de Mateus Almeida e Silva, na agora Rua Benjamim Soares de Freitas.
Julgamos que na altura se denominava Carreira da Igreja, desde o largo do Centro Social até mais ou menos onde está o edifício da três salas da escola primária e o edifício (padaria, habitação e pátio/logradouro) é agora propriedade de Bruno Alexandre de Almeida Gomes Soares - filho de Horácio Soares e Maria dos Prazeres Almeida Gomes. Quer o comprou aos herdeiros de Mateus Almeida e Silva e sua viúva, Maria Simões Nogueira (Maria Padeira).
«É agora a melhor ocasião», considerou o presidente Benjamim Soares de Freitas, com a concordância do secretário Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha (professor) e do tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes) e considerando que também era necessário arranjar alguns caminhos, pelo que foi igualmente deliberado convidar mestres e o pessoal necessário para dar início aos trabalhos.
O edifício da antiga padaria

Louvor aos lavradores
que colaboraram !

O alargamento da rua era considerado muito importante para a freguesia, por isso a autarquia avançou com as obras, o trabalho foi feito e o executivo, a 23 de 
Julho do mesmo ano, deliberou exarar um louvor em acta aos lavradores que, gratuitamente, prestaram serviços no alargamento da rua. Foram eles, e aqui ficam os seus para a história: José Correia de Melo (avô dos já falecidos Maria Ascensão, José Bernardino e António Fernando Goes de Melo), José Tomaz (bisavô dos irmãos, João Albino, Carlos, Jorge e Milton Marques), Mário Duarte (avô de Manuel Duarte «Capitão»), Manuel Maria dos Reis (Regedor Velho, filho de José Constantino dos Reis e irmão de José Maria e João (que emigraram para o Brasil), Sebastião, Ana, N aria Rosa, Maria Augusta e Fernando «Peralta», entre outros), Emílio Carvalho (pai de Assilénio e Maria José), Manuel Carvalho (pai de Manuel, já falecido, e Otília), José Matos, Manuel José da Costa (pai de Ortélio, José Maria, Fernando, Lúcia, Graça e outros), Custódio Lopes Correia (pai de Diamantino Correia), Manuel Soares dos Reis (pai de Iracene, Otilina, Domitila, João, Manuel, Sesnando, Cremilde, Creminda, Maria do Carmo e outros), Serafim Maria dos Reis (avô de Clarinda e Zélia), Sebastião Pires dos Reis (avô de Paulo Rogério e Selda) e José Pires Tavares.



Outros tempos,
outros factos!

Atletismo popular do Grupo Juvenil, nova creche e ATL da ARCOR, 
1º. Encontro de Coros de Óis da Ribeira, lixo a promover o turismo da pateira

 
O Grupo Juvenil funcionava cave da sede 
da Junta, depois da ARCOR e agora da Tuna


1 - ANO 1978,
há 42 anos !
- ATLETISMO POPULAR
DO GRUPO JUVENIL
: O Grupo Juvenil (GJOR) de Óis da Ribeira organizou, a 21 de Maio de 1978, há precisamente 43 anos, uma prova de atletismo popular, aberta a diversos escalões etários.
As provas decorreram nas ruas de Óis da Ribeira e com grande entusiasmo e elevada participação, mas infelizmente, não sabemos os resultados dos vários escalões - sabendo-se que cada um teve de ter pelos menos 4 participantes.
O Grupo Juvenil funcionava na cave da antiga sede da Junta, antes da ARCOR e que agora é sede da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira. Era de formação recente e envolvia, entre outros, dirigentes como Diamantino Correia, João Viegas, Milton Gomez, José Melo Ferreira e José Pires (Bernardete) - que os perdõem os nomes que esquecemos. Foi extinto no ano seguinte, a quando da fundação da ARCOR, integrando-se nesta associação.

A nova creche e ATL da ARCOR, e a 
carrinha, onde agora está a Padaria 
Pau de Canela d´Óis

2 - ANO 1999.
há 22 anos !
- NOVA CRECHE E ATL
DA ARCOR
: A ARCOR passou a dispôr, a partir de 21 de Maio de 1999, há já 22 anos, de um novo espaço para a creche e ATL - além de cozinha e refeitório.
As novas instalações foram alugadas a Paula Figueiredo Rino e correspondem ao espaço da agora Padaria Pau de Canela d´Óis, no então chamado Largo do Cruzeiro, agora do Centro Social e que foi preparado para ao efeito, com obras de adaptação e mobiliário novo, com custos que chegaram aos 3000 contos - o equivalente, hoje, a 21.680,43 euros, segundo o conversor da PORDATA.
O presidente da direção era Fernando Reis Duarte de Almeida e a ARCOR funcionava, até aí e desde a direção de Sesnando Alves dos Reis, na casa de Marta dos Santos Duarte Azevedo (já falecida), na Rua Manuel Tavares (a do Cabo).
O 1º. Encontro de Coros a ARCOR e ÒdR


3 - ANO 2005,
há 16 anos !
- 1º. ENCONTRO DE COROS DA
ARCOR E DE ÓIS DA RIBEIRA: O salão Cultural da ARCOR recebeu, a 21 de Maio de 2005, há precisamente 16 anos, o Concerto da Primavera / 1º. Encontro de Coros de Óis da Ribeira.
A iniciativa foi preparada pela direção arcoriana de Celestino Viegas (que concluiu o mandato a 30 de Abril imediatamente anterior) e concretizada na de Agostinho Tavares (empossado menos de um mês antes, a 1 de Maio) e teve participação dos Orfeões de Águeda, Viseu e Beiriz (Paços de Ferreira), terminando em apoteose final, num salão literalmente cheio.
O espectáculo dava seguimento ao programa cultural lançado no ano anterior, comemorando os 25 anos da ARCOR e com actividades mensais que envolveram concertos musicais, teatro, dança, folclore e fado, entre outros.
O segundo encontro ainda se realizou, já em 2006, mas foi o último. Lamentavelmente mais nenhuma direção deu seguimento à iniciativa.

Contentor cheio de lixo, a 21 de
Maio de 2020, já a botar fora...

4 - ANO 2020,
há 1 ano!
- LIXO A PROMOVER
TURISMO NA PATEIRA:  O parque de lazer da pateira, HÁ UM ANO, perdeu o estrado da rulote do Nelson e ganhou caixotes a abarrotar de lixo.
Já tinha «perdido» o parque infantil, irá perder sabe-se lá mais o quê, mas ganhou a capacidade «lixante». 
Basta olhar para os caixotes das imagens - a de cima e esta, ao lado.
A culpa primária, e única, é de quem deve mas não os recolhe em tempo útil, apesar de em termos de campanhas eleitorais não faltarem promessas. 
Recordemos que no caso do parque da pateira de Óis da Ribeira, nada mais nada menos que 9 foi o número manifestado pela lista vencedora - a do talentoso e ganhador candidato. Das 9, cumpriu a aplicação de caixotes do lixo.
Pois bem, vejam como estavam na manhã de hoje. É só olhar para as imagens!

Sem comentários: