sábado, maio 08, 2021

Hugo Costa vai disputar apuramento para Jogos Olímpicos de Tóquio

Hugo Costa: paracanoísta internacional da ARCOR

Hugo Costa



O paracanoísta Hugo Filipe Costa, atleta internacional da ARCOR Canoagem, parte amanhã para a cidade de Szeged, na Hungria, onde, entre os dias 14 e 16 de Maio, vai participar na Qualificação Paralímpica e na I Taça do Mundo de Pista. 
«Sei que irei dar o meu melhor e que me preparei para este desafio. E vou desfrutar da oportunidade», disse o jovem atleta, que é várias vezes campeão nacional pelo clube de Óis da Ribeira, em KL2 de paracanoagem. 
Uma prova internacional «é sempre uma grande motivação, mas também uma responsabilidade» e Hugo Costa diz que, em Szeged, «vou querer fazer o meu melhor, para representar a nossa bandeira ao mais alto nível».
«É sempre um desafio enorme competir com os mais experientes de entre vários países», disse Hugo Costa que, aos 21 anos, conquistou já 13 medalhas na modalidade e promete não parar por aqui, como já por várias vezes disse ao d´Óis Por Três.
A delegação portuguesa inclui os paracanoístas Norberto Mourão (VL2), Floriano Jesus e Alex Santos (KL1), todos sob orientação de Ivo Quendera, o técnico nacional de paracanoagem, na última prova que abre quotas diretas para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 (em 2021).

O desafio lançado 
por Brinco e ARCOR

Hugo Miguel Costa nasceu a 16 de Março de 2001, com malformações nos membros inferiores, que o levaram muitas vezes aos hospitais. Descobriu a canoagem quando estudava no Instituto Duarte Lemos (IDL) e foi desafiado pelo treinador João Paulo Brinco, técnico da ARCOR, a praticar a modalidade.
«Aceitei o desafio e passei a praticar canoagem na ARCOR, como atleta. Nunca tinha experimentado outro desporto, mas quando comecei a dar os «primeiros passos» na canoagem, senti que era bastante competitivo 
e decidi treinar e evoluir. FGoi aí que começou a grande paixão pela modalidade», disse Hugo Costa.
A carreira cresceu muito rapidamente e com apenas três anos de canoagem já estava a competir ao lado dos melhores. Na Hungria, curiosamente, onde agora volta para disputar a Qualificação Paralímpica e a I Taça do Mundo de Pista.
«Ter já enfrentado os melhores do mundo é um grande orgulho para mim. Apesar de ser um «novato», comparado com os meus adversários, que são uns «veteranos», competir com eles dá-me uma vontade enorme de chegar mais longe», comentou Hugo Costa, acrescentando que «apesar das dificuldades, sei que sou novo e que ainda tenho muito que aprender, mas o sonho prevalece e espero um dia ser tão forte como eles».
Hugo Costa (ARCOR)

O sonho de participar
nos Jogos Olímpicos

O apuramento para Tóquio (não) é impossível e Hugo Costa parte confiante para a Hungria:
«Mesmo que não consiga a qualificação para os Jogos de Tóquio, sei que darei o meu melhor e que ainda sou muito jovem e ainda tenho muito pela frente», disse o jovem  paracanoísta da ARCOR.
Afirmando, confiante, que «vou absorver o máximo de conhecimento e experiência possível nesta prova internacional», acrescentou que «depois, o foco é trabalhar para Paris 2024, para os jogos». 
«Aí e então, penso que já estarei num patamar de igualdade», disse Hugo Costa.
Felicidades para a Hungria!

Sem comentários: