domingo, maio 02, 2021

* ANO 1877_ Paróquia pagou dívida das Confrarias

O Diário do Governo de 02/05/1877
 



A Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira amortizou 50$000 da dívida das Confrarias do Santíssimo e da Senhora do Rosário.
O edital da Junta de Crédito Público foi publicado no Diário do Governo nº. 98, de 2 de Maio de 1877, há precisamente 144 anos, nos termos da portaria do Ministério da Fazenda de 14 de Maio de 1873 e indicava o Governo Civil de Aveiro como a entidade fiscalizadora.
O Governador Civil era o dr. José de Beires, que tinha tomado posse dias antes - a 28 de Abril de 1877, substituindo o dr. Manuel José Mendes Leite -  e a dívida estava garantida em título de dívida pública - como era usual ao tempo.
A operação de amortização tinha sido efectuada no mês de Fevereiro de 1877, sem débito de juros. O pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira era o padre Venâncio Pereira, responsável pela administração das duas confrarias.

Outros tempos, 
outros factos !
Campeões de futsal de Óis da Ribeira, a segunda direção do centro social, ARCOR e Tuna na Mostra Social de Águeda, Concerto da Primavera da Tuna e Maria Celeste Reis

Os campeões de futsal

1 - ANO 1998, 
há 23 anos !
 - CAMPEÕES DE ÓIS DA RIBEIRA DO FUTSAL DE AVEIRO: O futsal de Aveiro, da 1ª. divisão, teve 4 campeões distritais de Óis da Ribeira na época de 1997/1998, há 23 anos: os atletas Milton Rino e Afonso de Almeida, o treinador Milton Gomez e o dirigente Abel Gonçalo.
Os quatro campeões óisdaribeirenses representavam a equipa da Associação Desportiva de Travassô (ADT) e sagraram-se campeões a uma jornada do fim do campeonato, quando foram vencer (5-3) ao pavilhão do Beira Ria e beneficiaram da derrota do Toxicómanos, na mesma jornada. 
A ADT, no final da prova, a ADT tinha 53 pontos, de 22 jogos, 17 vitórias, dois empates e três derrotas, 105 golos marcados e 50 sofridos.
Os campeões foram, na fila atrás da foto: Paulo Almeida, Abel Gonçalo (de ÓdR), Victor Coelho, Milton Gomez (ÓdR), António Silva e Fernando Matos. Ao meio: Carlos Pires, Paulo Gomes, Paulo Pires, P. Marques, Milton Rino (ÓdR) e José Fernando. Em baixo: Sidónio, Vitor, Afonso Almeida (ÓdR), Óscar, Eduardo e Paulo Almeida. Falta Jorge Almeida.
Notícia da posse no de há 17
anos no «Jornal da ARCOR»

2 - ANO 2003,
há 18 anos !
- A SEGUNDA DIREÇÃO DO
CENTRO SOCIAL DA ARCOR
: A segunda direção da segunda e decisiva fase da construção do centro social da ARCOR tomou posse a 1 de Maio de 2003, há 18 anos, e de novo presidida por Celestino Viegas.
Os novos órgãos sociais tiveram algumas alterações, começando pela presidência da assembleia geral, que passou a ser assumida por José Luís Quaresma (substituindo Milton Santos), e passando pela direção, de que saíram Manuel Soares (vice-presidente) e Arlindo Reis (tesoureiro), substituídos, respectivamente, por Dinis Alves e Agostinho Tavares.
Os novos órgãos sociais foram empossados numa cerimónia (foto) em que esteve presente o vereador Pinto Galvão.
- Assembleia Geral: José Luís Quaresma (presidente), Fernando Reis (1º. secretário), Fernando Pires (2º.) e os suplentes Milton Santos, Manuel Soares e Manuel Horácio Reis.
- Direção: Celestino Viegas (presidente), Dinis Alves (vice-presidente), Maria Madalena Neves (secretária), Agostinho Tavares (tesoureiro) e Milton Gomez (vogal). Suplentes: Porfírio Pires, António José Tavares, António Jorge Marques, Rui Fernandes e Manuel Almeida (Capitão).
- Conselho Fiscal: Armando Ferreira (presidente), Armando Reis (1º. vogal), Arlindo Reis (2º. vogal) e os suplentes Carlos Estima, Fernando Jorge Tavares e João José Soares.
Já faleceram, Fernando Reis, Agostinho Tavares e Armando Ferreira - que, em outras alturas, foram presidentes da direção.

3 - ANO 2011,
há 10 anos !
- CRIANÇAS DA ARCOR E TUNA
NA MOSTRA SOCIAL DE ÁGUEDA
: O movimento associativo da vila de Óis da Ribeira participou na Mostra Social das IPSS de Águeda, que se realizou a 2 de Maio de 2011. Há 10 anos.
As crianças do jardim de infância da ARCOR participaram por inerência da função social da instituição e o certame decorreu até ao dia 4 seguinte, no pavilhão de exposições da Associação Empresarial de Águeda (AEA/AIA).
A ARCOR, no dia da abertura, teve actuação partilhada com outras instituições no espectáculo «Educação Positiva».
A iniciativa foi da Câmara Municipal de Águeda, em parceria com a União Concelhia das IPSS (UCIPSS), e a Tuna Musical de Óis da Ribeira actuou na sessão de encerramento.
Cartaz do concerto

4 - ANO 2015,
há 6 anos !
- CONCERTO DA PRIMAVERA
DA TUNA DE ÓIS DA RIBEIRA
: A Tuna Musical, actual Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, organizou a 2 de Maio de 2015, há precisamente anos, o seu já habitual Concerto da Primavera.
O espectáculo foi nocturno e decorreu no salão cultural da ARCOR, com entradas livres e apoio da Câmara Municipal de Águeda e da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
O maestro tunante era (e ainda é) António Rodrigues de Bastos e António Manuel Azevedo de Melo o presidente da direção.
M. Celeste Reis

Registo Pessoal
Maria Celeste Reis

Maria Celeste dos Reis faleceu a 2 de Maio de 2003, há 18 anos, aos 96. Era viúva de Edmundo Reis, que durante muitos anos foi regedor de Óis da Ribeira.
Nascida a 11 de Setembro de 1907, era filha dos lavradores Anacleto Pires Soares e de Emília Tavares da Silva e Cunha - irmã, entre outros, do professor Joaquim Augusto, que foi o padrinho, e do médico Albano Tavares da Silva e Cunha (em Portel). Neta paterna de Joaquim António Pires Soares e Maria Rosa Soares e materna de José Tavares da Silva e Maria da Graça Cunha - sobrinha de D. Manuel Baptista da Cubnha, que foi Arcebispo de Braga.
Consorciou-se com Edmundo Pereira dos Reis a 6 de Julho de 1929 e o casal teve os filhos Dália (já falecida, na Trofa), Dinis (falecido em Óis da Ribeira), Clarice e Armando Tavares dos Reis, ambos moradores nesta vila. Maria Celeste tinha enviuvado a 12 de Dezembro de 1996.

Sem comentários: