O padre/monsenhor José Bernardino dos Santos Silva |
A casa do padre José Bernardino, onde agora é o estacionamento da ARCOR |
O padre José Bernardino dos Santos Silva, figura maior da sociedade oisdaribeirense do Século XX, nasceu há 141 anos - a 8 de Junho de 1880.
Filho do lavrador Manuel Tavares Duarte e de Maria José Santos Silva, governante de casa, nasceu às 11 horas da manhã e era neto paterno de João Tavares da Silva e de Maria Clara Duarte, neto materno do cirurgião José dos Santos Silva e de Ana Catarina Soares.
O baptismo foi a 18 de Julho seguinte, na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira, apadrinhado por José dos Santos Silva, o avô materno, e Bernardina Constantina dos Reis, ambos de Óis da Ribeira, numa cerimónia celebrada pelo padre Ricardo Tavares
da Silva.
A Missa Nova do padre, depois monsenhor José Bernardino dos Santos Silva foi celebrada na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira no Dia de Reis de 1903. Monárquico convicto, foi preso politico, paroquiou na Trofa, Óis da Ribeira e Águeda (onde foi arcipreste) e também no Estado do Espírito Santo (no Brasil).
Político activo e cidadão interveniente na sociedade local, foi presidente da Comissão da Ponte - inaugurada a 25 de Maio de 1952.nFaleceu a 18 de Janeiro de 1960, de doença e às 21 horas, na sua casa de Óis da Ribeira e aos 79 anos. - Ver AQUI
Outros tempos,
outros factos !
A morte do padre Manuel Joaquim de Almeida, homem de Travassô salvo de morrer afogado por 3 óisdaribeirenses, prémio nacional para Albertino Soares e vitória da ARCOR/ÓDR no futsal
José F. Maia |
Serafim Reis |
há 85 anos !
- HOMEM QUASE AFOGADO
O acidente ocorreu a 8 de Junho de 1936 e o alarme foi dado pelo agricultor e músico Serafim Maria dos Reis, que morava numa casa onde agora fica a capela mortuária e andava a trabalhar numa terra do Bico do Valbom, imediatamente a montante da ponte do rio Águeda - que ao tempo ainda não existia.
Acorreram José Ferreira da Maia, também agricultor e músico de Óis da Ribeira, e um seu filho, que imediatamente se lançaram à água, salvando o vizinho da freguesia de Travassô, cuja identidade descnhecemos.
há 36 anos !
- PRÉMIO EM FEIRA NACIONAL
O certame era já a 42ª. edição da Feira do Ribatejo e decorreu entre os dias 7 e 11 de Junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas daquela capital ribatejana.
O empresário agro-pecuário de Óis da Ribeira, antecessor da actual Agro-Pecuária Irmãos Soares (seus filhos, agora só de Álvaro Soares), junto à Capela de Santo António, apresentou-se com um touro de cobrição e um novilho, ambos premiados.
Futsal da ARCOR/JTdÓdR em 2002 |
há 19 anos
- FUTSAL DA ARCOR/ÓdR
VENCEU AGUADA DE CIMA: A equipa de futsal da ARCOR, representando a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, surpreendeu tudo e todos, ao vencer (3-2) a de Aguada de Cima.
A prova decorreu no pavilhão de Barrô, era a quinta edição do Torneio Inter-Freguesias de Águeda, e o resultado foi a grande surpresa das jornadas iniciais, já que a equipa de Aguada de Cima era uma das favoritas à vitória final.
A formação óisdaribeirense, treinada pelo também jogador Milton Gomez, alinhou com Carlos Samuel, Milton Gomez, Sérgio Soares, Afonso Almeida e Milton Rino; Luís, Daniel Gomes, Jorge, Luís Carlos, Otelo Melo, Ricardo Ferreira e Pedro Marques.
Milton Rino (1) e Otelo Melo (2) foram os marcadores dos três golos da equipa de Óis da Ribeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário