sábado, junho 24, 2023

Unidade de Saúde Provisória em Óis da Ribeira: placa é... publicidade enganadora!

O centro social da ARCOR e sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Ainda
com a placa da Unidade de Saúde que provisoriamente ali funcionou. Até há meio ano!

A entrada da sede da UFTOR e da
Unidade de Saúde Provisória


A Unidade de Saúde Provisória funcionou em Óis da Ribeira até 9 de Dezembro de 2022. Mas a placa ainda lá está, enganando o publico!
É publicidade enganosa!
Esquecendo os vários «intervalos» em que «fechou portas», desde que as abriu a 8 de Março de 2021 e na sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, nesta vila, passou então para Recardães e daqui para Travassô - o lugar de origem.
A abertura de 2021 confirmava a notícia divulgada pelo d´Óis Por Três em Novembro de 2020, citando o dr. Pedro Almeida, director executivo do Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, que então aceitou falar-nos da «organização de cuidados de saúde primários em Óis da Ribeira».
O projeto funcional para realização das necessárias obras ainda não estava concluído, a esse tempo, e muito menos orçamentado, mas a boa notícia para os travassÓisenses era a de que iriam ter (e agora já tem)  melhores condições do serviço. E mais perto - evitando as sempre difíceis (por falta de transportes públicos) e mais custosas deslocações para Recardães.
«O projecto envolveu a definição de espaços para gabinetes médicos e de enfermagem, secretariado, áreas de apoio e activação do elevador - para facilitar o acesso aos utentes de mobilidade mais condicionada», reportou o d´Óis Por Três, ao tempo.
A entrada era pela rampa do multibanco. Ainda, meio ano
depois, lá está a placa. O que é «publicidade enganosa»...


Quadro de pessoal
e contactos da USP

A médica continuou a ser a dra. Alexandra Palma, especialista de medicina familiar, com a enfermeira Paula e a administrativa Marina.
Os utentes interessados poderiam e dirigiam-se ao primeiro piso do edifício - que era, e é, a sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. E também o centro social da ARCOR.
O serviço da Unidade de Saúde foi a contento generalizado da comunidade utente e mudou para Travassô quando teve de passar - ainda que para instalações menos amplas, ainda que mais modernizadas.
Isto é, na prática não (re)abriu mais, depois do anunciado encerramento entre 9 de Dezembro de 2022 e 6 de Janeiro de 2023.
Os dias 7 e 8 deste mês de Janeiro de 2023 foram, como todos sabemos, um sábado e um domingo. Dias sem posto médico.
Já se perdem na memória, de resto, as vezes em que o PNM/US de TravassÓis está encerrado, o que implica a deslocação dos utentes ora a Recardães, ora a Mourisca do Vouga.
E quem não tem transporte próprio, como é que fazia?
Que nos lembremos e só em 2022, esteve fechado pelo menos de 16 de Agosto a 2 de Setembro e de 9 de Dezembro até... 20 de Janeiro. Não sabemos se mais, pontualmente.


A placa enganosa, o merengue,
valsa, mango e dança do ventre,
o espaço para a Cruz Vermelha
e «negado» à ARCOR !!! 

O que nos traz aqui, hoje e porém, nem e bem isso: é o facto de, meio ao depois, ainda se manter a placa, instalada no bloco do multibanco da ARCOR, a indicar a localização da Unidade de Saúde em Óis da Ribeira.
Não houve tempo para a tirar?
A isto chama-se publicidade enganosa.
É esta a atenão que as pessoas e as «coisas» d´Óis da Ribeira merecem?
O que lá funciona agora são aulas de danças latinas, samba e salsa, merengue africano, mambo e o reggaeto, hip hop e até, imaginem..., dança do ventre!
Dança do ventre numa sede de Junta de Freguesia!!!
Ah e cursos de costura!!!
Ah e a Junta de Freguesia da UFTOR, presidida por Sérgio Neves, quer ceder o espaço da Unidade de Saúde Provisória à Delegação de Águeda da Cruz Vermelha - em detrimento da ARCOR, que o pediu à autarquia.

Sem comentários: