O Foral de Óis da Ribeira |
1 - Ano de 1516,
há 507 anos !
Foral Manuelino
de Óis da Ribeira!
O Foral de Óis da Ribeira foi atribuído pelo Rei D. Manuel I a 2 de Junho de 1516, há 104 anos.
O documento foi adquirido pela Câmara Municipal de Águeda a 13 de Dezembro de 1983, no leilão dos livreiros Azevedo & Burnay, em Lisboa.
A decisão do executivo presidido por Dinis Ramos Padeiro tinha aprovada por unanimidade, na reunião de 7 de Dezembro desse ano, «dado se tratar de um espécime valioso e importantíssimo para a história do nosso Concelho».
A proposta acrescentava que «tem sido preocupação constante desta autarquia não só preservar tudo quanto diga respeito ao nosso património local como ainda adquirir, sempre que possível, obras que ilustrem a nossa história passada, construindo-se assim o acervo significativo da nossa sobrevivência histórica».
- NOTA: O foral acabou por ser adquirido por 155 000$00. - Ver AQUI
Pedro Carvalho |
2 - Ano de 1996,
há 27 anos !
Pedro Carvalho foi
campeão nacional !
O canoísta Pedro Carvalho, atleta da ARCOR, sagrou-se campeão nacional do escalão de Promessas III, na classe de K1 cadetes, a 2 de Junho de 1996.
A prova de há precisamente 24 anos decorreu no Rio Cávado, em Gemeses, no concelho de Esposende, e o campeão do clube óisdaribeirense já vencera já a prova de Lagoa, no Algarve.
Actualmente, já com 40 anos, é atleta veterano do mesmo clube de Óis da Ribeira e, entre outros títulos, é tricampeão nacional título de K1 da classe A, título obtido em Abril de 2019, em Melres (Gondomar).
Altar de Santo António |
3 - Ano de 2012,
há 11 anos !
Restauro do Altar
de Santo António!
As obras de restauro do altar da capela de Santo António (foto) foram concluídas há 11 anos e a Comissão Fabriqueira da Paróquia de Santo Adrião entendeu realizar um programa festivo para as mostrar, assinalar o facto e para angariar fundos.
O programa festivo foi o seguinte:
- Dia 2 de Junho de 2008: Procissão das Velas, da igreja paroquial de Santo Adrião para a capela de Santo António (21,30 horas).
- Dia 3 de Junho, domingo: Arruada da Tuna Musical (9 horas), missa na capela, seguida de procissão para a Igreja (16), e noite musical, com um duo, no Adro (21).
- NOTA: Os trabalhos foram realizados pelo restaurador António Monteiro e custaram cerca de 5 500 euros. Seriam agora cerca de 6 300 euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário