segunda-feira, outubro 23, 2023

1 - ANO 1999, há 24 anos: Canoagem da ARCOR patrocinada pela SIMRIA! 2 - ANO 1934, há 89 anos: Armando Ala de Resende na Câmara Municipal de Águeda! 3 - Ano de 2011, há 12 anos: Feira e magusto popular para a Capela de Santo António! 4 - ANO 2013, há 10 anos: A demolição da casa de Maria Eugénia Reis! 5 - ANO 2021, há 2 anos! ARCOR com 2 mundialstas e campeões nacionais!


A equipa de canoagem da ARCOR «ganhou», em 1999, há 24 anos, o patrocínio
da SIMRIA - Saneamento Integrado dos Municípios da Ria de Aveiro


ARCOR de 1999
Fernando Reis

ÓdR há
24 anos!
1 - ANO 1999,
há 24 anos!
Canoagem da ARCOR
patrocinada pela SIMRIA!

A ARCOR apresentou, a 23 de Outubro de 1999, há precisamente 24 anos, a sua equipa de canoagem para a nova época desportiva, com a novidade de ser patrocinada pela SIMRIA - Saneamento Integrado dos Município da Ria.
O protocolo foi assinado pelo Fernando Reis Duarte de Almeida, o então presidente da direção da associação, e António Celestino de Almeida, administrador da SIMRIA, que, na oportunidade, considerou que sendo esta defensora e promotora da água, a ARCOR era «um bom utilizador, com a vantagem de ser um promotor com créditos firmados».
A SIMRIA - Sistema Integrado dos Municípios da Ria era a entidade pública que fazia a exploração e gestão do sistema multimunicipal de saneamento da Ria de Aveiro, para recolha, tratamento e rejeição de efluentes dos municípios de Águeda, Albergaria a Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar e Vagos.
- NOTA: A ARCOR Canoagem, na altura de há 24 anos, tinha 17 atletas, que «participam em todas as provas distritais e em quase todas as nacionais». Os treinadores, acumulando com a função de atletas de competição, eram os internacionais Sérgio Soares e Pedro Carvalho.
Armando Resende

2 - ANO 1934,
há 89 anos !
Armando Ala de Resende na
Câmara Municipal de Águeda!

A comunidade política óisdaribeirense teve, há 89 anos, por Outubro de 1934, um seu representante natal na Câmara Municipal de Águeda, ainda que como vogal substituto.
O cidadão em causa foi Armando dos Santos Ala de Resende, nomeado para a comissão administrativa presidida por Joaquim de melo Pinto Leitão, que tinha sido e continuou a ser o presidente da Câmara.
Armando Resende foi, depois, presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, em 1941, 1955 (suspendendo o mandato em 1957, por se ausentar para Angola), 1960, 1962 (a 4 de Abril, substituindo Manuel Tavares), 1964 e 1968.
Era o proprietário do terreno onde se contruiu o Centro Social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia, que vendeu à Câmara Municipal de Águeda para esse fim, e da casa da Rua Benjamim Soares de Freitas, que já foi demolida.
- NOTA: Familiares residentes em Óis da Ribeira são os sobrinhos Maria da Ascensão (Mariazinha), António e Maria Laura Ferreira dos Santos Resende. Seus irmãos são José Bernardino e Armando (já falecidos) e Manuel e Albano (moradores em Lisboa) e Rui (em Travassô), todos filhos de Manuel (Neca) Resende. Também os já falecidos Paulo Augusto e dra. Maria Laura Resende (filhos de José Resende e esta mãe do dr. João Gomes, dono da casa apalaçada da Carreira da Igreja (e que foi do seu avô) e ex-presidente da ARCOR).
A feira e magusto da Fabriqueira


3 - Ano de 2011,
há 12 anos !
Feira e magusto popular
para a Capela de Santo António!

 A Comissão Fabriqueira da Paróquia de Santo Adrião e as catequistas de Óis da Ribeira realizaram, a 23 de Outubro de 2011, há precisamente 12 anos, uma feira popular e um magusto.
O objectivo foi angariar fundos para as obras da capela de Santo António, mas o tempo da tarde desse domingo de há 10 anos infelizmente não ajudou muito. Todavia, foi mesmo junto ao templo que a feira teve lugar e o leilão aconteceu.
- NOTA: O padre Júlio Grangeia, pároco de Óis da Ribeira, considerou na altura que «foi aqui que a união fez a força, que nem a chuva enfraqueceu, nem tão-pouco apagou o fogo das vontades e das… castanhas».
A casa demolida em frente à Igreja e que
era de Maria Eugénia dos Reis

4 - ANO 2013,
há 10 anos !
A demolição da casa
de Maria Eugénia Reis!

 demolição da casa de Maria Eugénia Estima Ferreira dos Reis começou a 23 de Outubro de 2013, há 10 anos e dando lugar à rectificação da curva da Rua Benjamim Soares de Freitas e à construção de passeios, muito especialmente beneficiando o Largo da Igreja de Óis da Ribeira.
O edifício (foto) ficava mesmo em frente ao templo e o acordo com a proprietária envolveu 55 000 euros, pagos pela Câmara Municipal de Águeda, que, para além essa responsabilidade financeira, também assumiu a construção dos muros de vedação da nova área residencial e quintal da mesma Maria Eugénia.
A Câmara Municipal ficou com um lote de construção entre a nova casa e a do vizinho Hernâni (a sul), com 381 m2 - o que corresponde ao actual parque de estacionamento - ainda hoje por demarcar, passados estes 8 anos. Na frente, a proprietária cedeu cerca de 150 metros, que ficaram para domínio público.
A adjudicação do empedramento do novo espaçlo, na forma que hoje se conhece, foi a 17 de Dezembro de 2015 e o contrato nº 7/2016/CMA assinado a 19 de Janeiro de 2016, entre a Câmara Municipal de Águeda (a dona da obra) e a construtora A. Malheiros, Lda., de Arouca.
A empreitada foi no valor de 14 663 euros, mais IVA, e as obras envolveram a rectificação do alinhamento de curva existente, que foi alargada e com passeio.
- NOTA: Hoje e 10 anos passados, o empedrado serve de estacionamento público, é verdade, mas o espaço continua por ser marcado. O estacionamento é... à balda!

O treinador Tiago Viegas e as mundialistas 
GabrielaResende, à esquerda, e Beatriz Oliveira 
Hangar da ARCOR

5 - ANO 2021,
há 2 anos!
ARCOR com 2 mundialistas e vários campeões nacionais!

A ARCOR Canoagem encerrou a época desportiva de 2021 e, pr esta altura de há 2 anos, já preparava a próxima - a do ano 2022.
O d´Óis Por Três, na altura,  comentaa que «entretanto, continua a aguardar a licença camarária para iniciar as obras de ampliação do hangar».
Relembremos o que há 2 anos foi escrito:
«Está neste momento na fase final de aprovação na Câmara Municipal de Águeda», disse Sérgio Varela, um dos

António Brinco, Pedro Carvalho, André
Santos e Sérgio Varela, campeões
nacionais 2021 de K4 Veteranos A
seccionistas, acrescentando que «contamos até ao fim do ano ter o processo pronto a iniciar a obra».

- d´OpT: A ARCOR Canoagem já encerrou a época? O que nos podem dizer sobre isso?
- Sérgio Varela (V): Não aconteceu ainda o encerramento da época desportiva, pois ainda haverá algumas provas regionais, nas quais vamos participar.
- d´ÓpT: Vão continuar os mesmos treinadores e seccionistas?
- SV: Sim, a equipa diretiva da secção irá manter-se e continuar o seu trabalho.
- d´OpT: Quem são eles e com que escalões?
- SV: Tiago Viegas será o treinador principal da ARCOR, Sandra Almeida, Ana Almeida e Paulo Oliveira estarão com a iniciação e no no polo de Águeda da ARCOR estará o Paulo Brinco como
Ana Almeida, Sofia Almeida, Eliana Soares 
e Lúcia Moreto: campeãs nacionais de K4 
treinador principal e o Fernando Guimarães e o Hugo Costa a auxiliarem.

Campeões nacionais, 2
atletas mundiais e mais
atletas na iniciação !

Os títulos de campeões nacionais de veteranos e a presença de Gabriela Resende e Beatriz Oliveira são, na opinião de Sérgio Varela, os melhores momentos da ARCOR Canoagem na época que está a encerrar.
A do ano 2021.
Além disso, o 7º. lugar por equipas do campeonato nacional de regatas em linha. E o aumento de atletas do escalão de iniciados.
- d´ÓpT: Quais foram os melhores resultados da
 época desportiva que está a terminar?
André Santos e Pedro Carvalho: campeões
nacionais de K2 1000 metros, em 2021 e
pela 4ª. vez consecutiva

- SV: Os títulos de campeões nacionais da equipa de veteranos, a inclusão de duas atletas na seleção nacional de juniores que participou no campeonato do mundo e, sem dúvida, o aumento de atletas na iniciação. 
- d´OpT: E o melhor momento?
- SV: Pensamos que o melhor momento tenha sido o campeonato nacional de regatas em linha (veteranos, seniores e juniores) que se disputou no CAR de Montemor-o-Velho e no qual,, para além dos diversos títulos de campeão nacional que trouxemos para Águeda, conseguimos também um magnífico 7º. lugar por equipas.
- d´ÓpT: Quantos atletas tem actualmente o clube, 
Campeões nacionais de 2021, Veteranos
B: João Ferreira, Paulo Gomes, António
Costa e António Monteiro
escalão a escalão?
- SV: O clube conta neste momento com cerca de 70 atletas, desde o escalão mínimo (1) ao de menores (5), iniciados (6), infantis (8), cadetes (9), juniores (10), seniores (5), veteranos A (8), veteranos B (8) e veteranos C (1).

Obras no hangar
e a nova época !

- dÓpt: Como é que está o processo de ampliação do hangar?
- SV: Está neste momento na fase final de aprovação, na Câmara Municipal de Águeda, e contamos ter o processo pronto até ao final do ano, para iniciar a obra.
- d´ÓpT: Quais são as vossas perspectivas para a próxima época desportiva?
- SV: Vai ser uma época bastante importante, pois vamos ter a ampliação do hangar e, com isso, melhorar as condições para os nossos atletas. Por outro lado, vai possibilitar o aumento do número de atletas. 
- d´ÓpT: Quando começará?
- SV: A época terá um início expectável em Fevereiro, mas ainda não há calendário para o próximo ano.
- NOTA: Agora e 2 anos depois, ainda não começaram as obras do hangar de canoagem. O que é uma enormíssima pena.

Sem comentários: