segunda-feira, outubro 30, 2023

1 - ANO 2005, há 18 anos: Cortejo da ARCOR rendeu 1 250 contos! 2 - ANO 1866, há 157 anos: O casamento dos avós do benemérito Jaconto Bernardo Henriques! 3 - ANO 1910, há 113 anos: A primeira Junta de Fregueia de ÓdR, depois da implantação da República! 4 - ANO 2009, há 14 anos: Instalação dos novos órgãos da autarquia local! 4 - ANO 2016, há 7 anos: A pateira já é a... «pateria»! 5 - ANO 2016, há 7 anos: Os 9 desentendidos da Assembleia de Freguesia de TravassÓis! 6 - ANO 2019, há 4 anos: O saldo de 15 213 euros «foi» para... onde?!


O cortejo da ARCOR em 2005. Há 18 anos e com povo colaborante!
O cortejo de 2005 a chegar a ARCOR
ÓdR há
18 anos!


1 - ANO 2005,
há 18 anos!
Cortejo da ARCOR
rendeu 1 250 contos!

A ARCOR organizou a 30 de Outubro de 2005, há 18 anos, um cortejo de oferendas, que rendeu 1250 contos.
O desfile teve acompanhamento de alguns músicos da Tuna Musical, agora Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, e partiu do Largo do Café O Nelson e foi algo prejudicado pela chuva. Os leiloeiros foram José Pinheiro e António Prazeres e os leitões assados chegaram a render 70 e 80 contos - agora seriam, respectivamente, 430 e 500 euros.
Não teve os números das receitas dos cortejos de 2002 e 2003, na verdade bem mais significativas, mas, mesmo assim, foi uma interessante verba que entrou nos cofres da instituição. Era outros tempos, quando se pedia para fazer. Outros há, em que nada se pede, porque nada se transformou. Dizemos nós.
O presidente da direção da ARCOR era Agostinho Tavares.

- NOTA: A receita do cortejo, a valores de hoje e segundo o conversor da PORDATA, seriam mais ou menos 8 600 euros. Agostinho Tavares faleceu a 2 de Agosto de 2018, de doença e aos 73 anos. RIP!!!

A Rua Jacinto Bernardo Henriques
 

2 - ANO 1866,
há 157 anos !
O casamento dos avós
do benemérito Jacinto
Bernardo Henriques!

Os avós do (futuro) benemérito Jacinto Bernardo Henriques - Jacinto e Joaquina - casaram-se a 30 de Outubro de 1866, há 157 anos.
Jacinto Bernardo Henriques, o mesmo nome do neto, tinha 25 anos e era carpinteiro, filho de Manuel Henriques Gregório e de Maria Lopes. Joaquina Rosa de Almeida, de 24 anos e costureira, era filha de José Maria de Almeida e Josefa Maria de Almeida.
O casal foi apadrinhado por José Pires Soares, escrivão do Juiz de Direito da freguesia, e José Maria de Almeida, lavrador e ambos de Óis da Ribeira. 
- NOTA: O casal teve pelo menos a filha Ana Rosa de Almeida, lavradora e mãe de Jacinto Bernardo Henriques, o futuro benemérito, por ter financeiramente apoiado a construção do Chafariz do Cruzeiro - que agora está na rua com o seu nome, do Largo Centro Social até à ponte sobre o Rio Águeda.
Albano Almeida,
em cima, e José
Maria Morais
(ao lado)



3 - ANO 1910,
há 113 anos !
A primeira Junta de Fregueia
de ÓdR, depois da implantação
da República!

 A primeira Junta de Freguesia de Óis da Ribeira após a implantação da República, foi empossada há precisamente 113 anos, a 30 de Outubro de 1910 - então passando a denominar-se Junta Paroquial Republicana.
O presidente foi o padre Ricardo Pires Soares, até aí vogal e que substituiu o padre José Bernardino dos Santos Silva. Continuou o secretário João Bernardino dos Reis e o tesoureiro passou a ser Albano Joaquim de Almeida, com os novos vogais Jacinto Matos dos Reis e José Maria Morais.
O pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira, o padre José Bernardino dos Santos Silva, até aí presidente da Junta Paroquial, empossada a 26 de Janeiro de 1908, assistiu à sessão, mas recusou-se a assinar a acta. - NOTA: O regedor da freguesia era Manuel Joaquim dos Reis.
Manuel Marques (Capitão)
Fernando Pires e Rui
Fernandes (PSD)

4 - ANO 2009,
há 14 anos!
Instalação dos novos órgãos
da autarquia local!

Os novos órgãos autárquicos eleitos de Óis da Ribeira já tomaram posse em Outubro de 2009, assumindo Fernando Pires o seu quinto mandato consecutivo como presidente da Junta de Freguesia. Assim como o secretário Manuel Marques (Capitão, enquanto o tesoureiro Rui Fernandes entra no quarto. Todos do PSD.
A Mesa da Asembleia de Freguesia também é totalmente social-democrata: o presidente Manuel Soares e os secretários Germano Venade (1º.) e Eugénia Martinho (2ª.).. Quanto a vogais, temos Pedro Soares (PSD) e Carla Tavares, Luís Neves e Carlos Pereira (os três do PSD).
A instalação ocorreu na noite de 27 de Outubro, a última terça-feira.
- NOTA: Não se sabia ao tempo, nem se imaginaria..., mas todos eles viriam a ser os últimos eleitos dos órgão autárquicos da Freguesia de Óis da Ribeira.


4 - ANO 2016,
há 7 anos!
A pateira já
é a... «pateria»!


O d´Óis Por Três lamentou, há precisamente uma semana, o erro de identificação da pateira, numa das placas do trilho terrestre que estão colocadas em frente à igreja. Na verdade, uma mão-cheia delas, tantas que até baralham.
Estava pateria em vez de... pateira, como se pode ver (e lembrar) na imagem de baixo.
Pois bem, foi com muito gosto que esta manhã, apenas uma semana depois de o erro ter sido alertado, verificámos que o tal erro (que obviamente um erro foi) foi emendado e já se lê pateira, como deve ser e não... pateria. Não custou nada e assim fica tudo bem.
- NOTA: O d´Óis Por Três, há 7 anos, considerava assim: «Assim em Óis da Ribeira se reparassem tão rapidamente tantos erros que se fazem em trabalhos públicos e que ficam para as calendas gregas, muitos deles sem nunca receberem a luz do arranjo».
Por esta «obra», «parabéns a quem de direito! E os merecer!».
Quem são os 9 desentendidos?


5 - ANO 2016,
há 7 anos!
Os 9 desentendidos da
Assembleia de Freguesia
de TravassÓis!

Os 9 eleitos pelo povo de Travassô e Óis da Ribeira, os 9 que não se entendem na embrulhada que se atravessa, nem quererão...!, têm nome e, obviamente, têm rosto.
São os actores da novela trágico-política que decorre no salão nobre da sede da União de Fregue-
sias, em Óis da Ribeira.
Sérgio Neves, à direita, e
Manuel Almeida (Capitão)
Quem são eles, então?

1 - SÉRGIO NEVES, de 28 anos, 
o presidente eleito da Junta de Freguesia. 
Tem carreira de militante nas hostes do PSD, desde as associações de estudantes às organizações de juventude do partido (JSD), em vários graus. Foi candidato do PSD à presidência da Junta de Travassô e Óis da Ribeira em 2009, perdendo para Mário Martins (PS). 
 Em 2013, venceu o mesmo Mário Martins (agora no Juntos). Em 2009, tinha sido o primeiro suplente (10º. lugar) da lista de

Ilda Pinheiro e Sérgio
Almeida (ambos do PSD)
Ilda Pinheiro. É de Travassô.
2 - MANUEL ALMEIDA (Capitão), 
nº. 2 da lista do PSD. 
Foi secretário da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira em 5 mandatos, de 1994 a 2009. Foi secretário da Mesa da Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira no mandato de 2013/2017. Foi dirigente da Arcor e é de Óis da Ribeira.
3 - ILDA PINHEIRO, de 45 anos e 
nº. 3 da lista do PSD. 
Foi candidata a presidente da Junta de Freguesia de Travassô em 2009, perdendo para Mário Martins. Tinha sido segunda da lista do mesmo PSD em 2005, liderada por José Correia de Lima. Tem secretariado Sérgio Neves nas sessões da Assembleia de Freguesia do mandato de 2013/2017. 
4 - SÉRGIO MIGUEL ALMEIDA, 
de 35 anos e nº. 4 do PSD.
 Em 2005, foi quarto da lista de Renato Salgado (PSD) na freguesia de Espinhel, de onde é natural. Casado e residente em Óis da Ribeira. Foi vice-presidente da direcção da ARCOR.
Mário Martins e António
Horácio Tavares (Juntos)

5 - MÁRIO MARTINS, 73 anos 
e primeiro da lista do Juntos. 
Foi candidato do CDS em 1997 e substituiu o presidente Aníbal Pires. Ganhou pelo CDS em 2001 e em 2005 trocou o CDS pelo PS e ganhou a presidência da Junta de Fregue-
sia. Ainda pelo PS, venceu as primeiras eleições da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Em 2017, trocou o PS pelo Juntos e perdeu para Sérgio Neves (PSD). Foi dirigente do Jardim Social de Travassô.

6 - ANTÓNIO HORÁCIO 
TAVARES, de 
60 anos e nº. 2 da lista do Juntos. 
Foi candidato do PS em 1989 e 2013, neste mandato ocupando temporariamente o cargo de secretário da Junta de Freguesia, antes e depois de ser membro da Assembleia de Freguesia. Em 2017, transferiu-se para o Juntos e tornou-se popular por se afirmar que «nem sou de Óis», embora, concorra por Óis da Ribeira. Foi presidente da direcção da Tuna.
José Garcia e Marta
Morais (Juntos)

7 - JOSÉ GARCIA, nº. 4 da
 lista do Movimento Juntos. 
É debutante da política e dirigente da Orquestra Filarmónica 12 de Abril de Travassô.
8 - FILIPE ALMEIDA, de 37 anos,
 nº. 5 da lista do Juntos. 
Foi candidato do PS em 2005, 2009 e 2013, neste caso e já na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, foi membro da Assembleia de Freguesia. Em 2017, transferiu-se para o Juntos e, neste momento, como substituto de Marta Morais, é membro da Assembleia de Freguesia.
Filipe Almeida
(Juntos)
Júlia Melo
(PS)
9 - JÚLIA MELO, de 50 
anos e líder da lista do PS. 
É debutante na política autárquica local (a de Travassô e Óis da Ribeira) mas, em 2013 e na lista de Filipe Neto Brandão, foi 15ª. candidata socialista à Assembleia Municipal de Aveiro.

A eleita juntista
Marta Morais!


Marta Lúcia de Castro Morais, de 36 anos, professora, é a nº. 3 da lista do Juntos - Movimento Independente de Travassô e Óiis da Ribeira.
A autarca foi secretária da primeira Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (temporariamente substituída por António Horácio Tavares). Não tem participado nestas sessões da Assembleia de Freguesia, por doença, e foi substituída por Filipe Almeida.
- NOTA: «São estas senhores e estes senhores os actores desta bem evitável fase da política autárquica local. Têm nome e têm rosto, aqui ficam registados. Para o bem e para o mal, para o que for. Para que a história os registe em futuro», comentou o d´Óis Por Três, há 7 anos.
Brasão da vila de
Óis da Ribeira
Saldo de 15 213 euros

6 - ANO 2019,
há 4 anos!
O saldo de 15 213 euros
«foi» para... onde?!

 «A União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) tomou «posse» da sede ribeirense na noite de 28 de Outubro de 2013. 
Há 6 anos e com um bom saldo transitado da presidência de Fernando Pires, da última Junta de Freguesia óisdaribeirense: nada mais nada menos que 15 213 euros», noticiámos em 2019.
Acrescentámos:
A presidência do então socialista Mário Martins, o primeiro líder da (des)União de Freguesias, recebeu um bom saldo financeiro, para «começo de vida» e supostamente, e justificadamente, para obras a realizar em Óis da Ribeira. Tratava-se de um saldo óisdaribeirense e bem jeitoso.
Efectivamente, a juntar aos 4 561 euros de saldo positivo aprovado na última Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira (AFOR), a 9 de Outubro desse ano, juntaram-se transferências posteriores - uma da Câmara Municipal de Águeda (6000) e outra do FEF (4 652). Seriam agora 15 701,82 euros, segundo conversor da PORDATA.
Obviamente que o primeiro executivo travassÓisense não deixaria de aplicar este saldo em obras de Óis da Ribeira.
Seria justo.
Assim se pensou. E acreditou.
Mas, se perguntar não ofender... - e agora que já se passaram 6 anos... -, os 15 213 euros foram aplicados onde e como? Em que obras óisdaribeirenses?
A malta gostava de saber. E toda a gente ficaria esclarecida, para se «matarem» equívocos. Dizemos nós!
- NOTA:  Gostar de saber, todos gostaríamos. Mas, como referimos e que saibamos, nunca se soube.
 E, assim tivesse acontecido, na verdade toda a gente ficaria esclarecida, e ter-se-iam «matado» todos e quaisquer eventuais equívocos. Para além de que não custava nada explicar.

Sem comentários: