sexta-feira, fevereiro 09, 2024

A pateira na revista «Ilustração Portuguesa» de há 124 anos!

 



A margem da pateira de Óis da Ribeira em 1920. Foto de Joaquim Tavares.
Que serão estes óisdaribeirenses de há 124 anos?

A primeira página do artigo
do professor Camilo Ferrão
A segunda página...



A revista «Ilustração Portuguesa», de Lisboa, publicou um artigo do professor Camilo Ferrão Gomes dos Santos sobre a pateira -
como se pode ler nas imagens ao lado.
A 9 de Fevereiro de 1020!
Há 124 anos!
A revista era de dimensão nacional e publicava a sua 2ª. série, já no seu nº. 729 e o professor Camilo Ferrão já não era inexperiente em questões literárias. 
Em 1905, quando era professor na escola primária de
A página 3, com a imagem do
fotógrafo Joaquim Tavares
Travassô, ganhou o primeiro prémio de um concurso histórico aberto pela revista ilustrada «A Nossa Pátria», dirigida por Alberto Bessa.
O concurso consistia em descrever no máximo de 25 linhas de papel almaço a batalha de Alcácer-Quibir e as suas consequências, empregando o melhor estilo possível, de modo que nenhuma palavra pudesse ser considerada supérflua, desnecessária ou incorrecta. Concorreram cerca de 50 professores de diversos concelhos do reino e, entre estes, o sr. Camillo Ferrão» - o único do concelho de Águeda. 
Capa da revista

Artigo de 3 páginas
e com 12 fotografias!

A revista «Ilustração Portuguesa», sobre a pateira, publicou 3 páginas (o que não era coisa pouca) e uma dúzia de fotografias (muito menos era pouca coisa...), da autoria de Joaquim Tavares da Silva, que foi fundador da Foto Tavares (onde agora é a Agência Funerária Pateira), da Mercearia Escondidinho (o agora Escondidinho da Núria) e o antigo Café Império (mais recentemente conhecido por Café da Pires, ou da Celeste). Os estabelecimentos comerciais que agora são de Steven Pires, seu bisneto materno.
O professor Camilo Ferrão Gomes dos Santos era natural de Arazede, em Montemor-o-Velho, e casou com Maria Rosa Almeida, de Óis da Ribeira. O casal teve os filhos José e Luís Maria de Almeida Santos, este também professor.
Netos são Maria (da Rua da Pateira), Luís (falecido), António e Benjamim Soares de Almeida (ambos da Rua Manuel Tavares, a do Cabo), filhos de José e de Sofia; e, já todos falecidos, Hélder, Henrique, António (Toninho) e Maria Estrela, filhos de Luís Maria e Maria Emília (Mariquinhas).

Sem comentários: