O cartaz da primeira edição da Festa do Peixe da Tuna (em 2006) |
A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) vai organizar a 19ª. edição da sua Festa do Peixe Frito, marcada para os dias 27 e 28 de Julho de 2024.
A iniciativa sempre decorreu na margem da pateira, mas a edição de 2023 já se realizou no logradouro da (ainda) sede da Tuna /AFOR, no terreno junto ao Rio Águeda que a assembleia geral de 2 de Outubro de 2012 autorizou comprar a Fernando Anacleto dos Santos Estima, óisdaribeirense emigrado na Venezuela.O cartaz oficial desta edição ainda não é conhecido, mas a ementa, certamente, não dispensará o peixe frito da pateira, mais enguias (de caldeirada e fritas), bifanas e sopa de pedra. E o que mais oportunamemte se saberá.
Mais pormenores daremos, assim deles saibamos.
2006, foi integrada na
Semana Cultural!
A primeira edição da Festa do Peixe da Tuna Musical de Óis da Ribeira realizou-se a 10 de Junho de 2006, integrada na Semana Cultural - a partir das 11 horas desse sábado de há quase 18 anos.
O evento, como se pode ver no cartaz então divulgado (e que acima recordamos), decorreu no parque da pateira e no espaço lateral ao coreto e hangar de canoagem, junto a pateira e na margem de Óis da Ribeira.
O programa do dia envolveu as actuações do Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães (às 16,30 horas) e do Duo «Os Únicos» (às 21,30).
Na véspera, realizara-se um concerto da Orquestra Juvenil da Banda Nova de Fermentelos.
O domingo seguinte, dia 11 de Junho de 2006, teve a celebração de missa campal (às 9,30 horas e pelo padre Júlio Granjeia, juto ao coreto da margem da pateira) e concerto da Tuna e da sua Orquestra Juvenil, pela tarde fora.
A margem da pateira, nos anos seguintes, foi sempre o espaço da festa do peixe - até 2023, quando, pela primeira vez, se realizou no logadrouro da sede e junto ao rio. .
As edições de 2020 e 2021 decorreram em formato tak-way, devido à crise sanitária provocada pela Covid 19.
Sem comentários:
Enviar um comentário