segunda-feira, fevereiro 10, 2025

- ANO 2006, há 19 anos: A ceifeira americana para limpar os jacintos...




O PSD/Águeda confia(va), há 19 anos, no presidente da Câmara Municipal, Gil Nadais, no que diz respeito ao concurso internacional para a compra da ceifeira americana que há-de limpar os jacintos da pateira.
(...) Já na reunião de Câmara que haveria de aprovar o concurso público internacional, Gil Nadais diria que «há interesse do Instituto de Conservação da Natureza e da Comissão de Coordenação da Região Centro para que o equipamento seja colocado na Pateira e também noutros locais». 
Este é o melhor dos três métodos estudados: o químico («vetado por todos os organismos»), a introdução de parasitas no ecossistema (“experiência com maus resultados”) e a mecânica, «com bons resultados nos Estados Unidos».
Os vereadores do PSD, sem colocarem em causa a necessidade e a urgência de uma intervenção, mostraram-se insatisfeitos com a alegada escassez de informação e questionaram se não era «prudente» os serviços técnicos da autarquia «irem ver» a máquina, bem como a ausência de «um relatório técnico associado à proposta».
Carlos Almeida questionou também a opção isolada da aquisição. Paula Cardoso, Carlos Almeida e António Tondela, cientes de que «o tempo corre contra nós», decidiram votar a favor mas condicionado à «confiança nas garantias» dadas por Gil Nadais.
- NOTA: Comentário retirado do jornal «Região de Águeda», de 10 de Fevereiro de 2006, com a devida vénia do d´Óis Por Três. Hoje e 19 anos depois, sabe-se bem o resultado do uso da draga.

Sem comentários: