segunda-feira, fevereiro 03, 2025

- HÁ 24 ANOS: A ARCOR Cultural estreou a peça «Quem matou?»!


O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR em 2001. De pé e da esquerda para a direita: Porfírio Pires, António Prazeres, Paulo Gomes, José Fernando Martins, Carla Rodrigues e Firmino Santos (ensaiador). Em baixo: Carlos Pereira, Hernâni Pires, José Manuel Gomes, Isaltina Pires, Eliane Alves e Clara Santos

O drama «A Laurinda», em 2008


O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR, infelizmente «falecido» desde 2012, estreou a peça «Quem matou?» a 3 de Fevereiro de 2001.
Há precisamente 24 anos!
O programa incluiu a comédia «Prima Elvira» e o monólogo «Estou roubado».
O GTA desse tempo, como se pode ver na foto, era formado por Porfírio Pires, António Prazeres, Paulo Gomes, José Fernando Martins, Carla Rodrigues, Carlos Pereira, Hernâni Pires, José Manuel Gomes, Isaltina Pires, Eliane Alves e Clara Santos. Firmino Santos era o ensaiador.
O GTA era, por esse e outros tempos, a afirmação viva e activa da vertente cultural da ARCOR, mais tarde acrescentada das marchas populares - como foram, também e em outros tempos, a biblioteca, o «Jornal da ARCOR», a escola de música e as sessões cinematográficas, se bem nos lembramos. E outras actividades, quiçá.
O último GTA da ARCOR (em 2012)

As estreias do GTA
da ARCOR nos meses 
de Fevereiro!

O mês de Fevereiro é farto em estreias de peças de teatro, pelo GTA da ARCOR.
Um bocadinho aleatoriamente, porque alguns nos podem ter escapado, lembremos:
- ANO 1991, dia 2 de Fevereiro: A peça «O Poder do Ouro» e a comédia «Cama p’ra outro se deitar», dirigidas por Firmino Santos.
- ANO 1992, dia 22: A peça «A Menina Feia», ensaada por Arlindo Reis.
- ANO 2001, dia 3: O drama «Quem matou?», a comédia «Prima Elvira» e o monólogo «Estou roubado», com o ensaiador Firmino Santos.
- ANO 2002, dia 16: O drama «A Palavra de Deus foi Cumprida» e a comédia «Leis Modernas», ensaiados por Firmino Santos.
- ANO 2008, dia 2: O drama «A Laurinda» e sketches, com o ensaiador Leonildo Costa, apoiado por Paulo Rogério Framegas.
- ANO 2010, dia 20: A comédia «O Gato», ensaiada por Leonildo Costa e Catarina Aidos.
- ANO 2012, dia 4: A comédia «O Avarento», ensaiada por Rui Fernandes e que foi a
 última peça levada à cena pelo GTA da ARCOR. Amanhã se farão 13 anos.
A sua última apresentação foi a 5 de Maio de 2012 e na direção de João Gomes. Desde então e nas direções de Manuel Soares e Mário Marques (4 anos, cada um), dr. Estima Reis (infelizmente, muito curta), da episódica Vera Santos e agora, desde Outubro de 2022, a de Dinis Alves, não houve teatro para ninguém. 
Morreu, passe a caricatura!
Aguardemos confiantemente na evolução do «Novo Rumo» que, em Outubro de 2022, foi anunciado pela direção do presidente Dinis da Conceição Alves - o actual.

Sem comentários: