![]() |
A casa que terá sido de José Ferreira Alves de Carvalho, na Rua Benjamim Soares de Freitas |
![]() |
José F. A. Carvalho |
Os lutuosos dias 2 de Fevereiro em Óis da Ribeira!
1 - ANO 1858,
há 167 anos
José Ferreira
José Ferreira
de Carvalho Alves!
Era filho de José Francisco Alves (que foi membro da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira entre 1879 e 1885, em executivos presididos por Luís Maria de Almeida) e de Maria Clara Reis. Teve os avós paternos José Ferreira Baeta, de Óis da Ribeira, e Rosa Maria Carvalho, de Requeixo, e, maternos, José Ferreira, de Espinhel, e Josefa Maria dos Reis Fabião, de Óis da Ribeira.
A casa da Rua Benjamim Soares de Freitas, que se vê na foto e hoje é dos herdeiros de Luís Soares de Almeida (falecido a 25 de Julho de 2020) construída em 1850, terá sido dele, por herança ou compra. José Ferreira Alves de Carvalho nasceu 8 anos depois da data de construção, que ainda hoje está indicada na fachada principal (1850).
José Ferreira Alves de Carvalho faleceu a 10 de Março de 1945, suomos que solteiro e sem filhos.
- ANO 1947,
há 78 anos!
Mariana Rosa
Soares de Freitas!
Mariana Rosa Soares de Freitas faleceu aos 82 anos e em Óis da Ribeira.
Era filha de Manuel Pereira da Conceição, lavrador de Cabanões, e da costureira Teresa Maria de Freitas, de Óis da Ribeira.
Nasceu a 16 de Março de 1865 e casou com Fernando Joaquim Estima a 2 de Maio de 1886. O casal teve 4 filhos e Mariana faleceu a 1 de Fevereiro de 1947. Fernando viria a falecer em 1949.
Bisnetos actualmente moradoras em Óis da Ribeira, são as irmãs Maria do Carmo e Maria Eugénia Estima Ferreira dos Reis (filhas da neta Olívia) e Maria Erminda Estima Reis. Também era neto o já falecido dr. José Bernardino Estima Reis, que morou no Porto (ambos filhos de Erminda).
há 44 anos:
Eugénia Pires da Costa!
Eugénia Pires da Costa faleceu em 1981 e aos 73 anos.
Filha do barqueiro Zebedeu Alves da Costa e da jornaleira Maria Augusta Pires, nasceu a 18 de Março de 1908.
Foi agricultora e doméstica, tendo casado com Álvaro Simões de Carvalho, de Óis da Ribeira, a 1 de Janeiro de 1937. Faleceu a 2 de Fevereiro de 1981.
O casal morava na actual Viela dos Morais e teve os filhos Maria Augusta, José, Messias (falecido a 30 de Janeiro de 2025, em Recardães), Nair (a única que reside em Óis da Ribeira, na Rua de Nossa Senhora de Fátima, na saída para Espinhel) e Álvaro Pires Carvalho, morador em Recardães, entre outros.
![]() |
M. Carvalho |
- ANO 2002,
há 23 anos!
Manuel dos Reis
Tavares de Carvalho!
Manuel dos ReisTavares de Carvalho nasceu a 18 de Fevereiro de 1932 e faleceu a poucos dias de completar 70 anos.
Era filho de Manuel Tavares de Carvalho, de Casal de Álvaro, e de Otília Soares dos Reis, de Óis da Ribeira
Casou com Lídia Campos de Oliveira, de Oiã (Oliveira do Bairro) e o casal teve os filhos Lídia de Fátima, Manuel (falecido a 15 de Setembro de 1967, aos 12 anos), Milton e Fernando.
Manuel esteve muitos anos emigrado na Venezuela e morava na Rua
Nossa Senhora de Fátima, na casa onde agora reside o filho Milton de Oliveira Carvalho - junto à casa dos pais e actualmente da irmã Otília e cunhado Arménio Framegas Pinheiro de Almeida.
- ANO 1988,
há 37 anos!
Norberto Simões
Pires Estima!
Norberto Simões Pires Estima era natural e Espinhel e faleceu aos 47 anos.
Trabalhou a área da restauração de veículos motorizados e casou em Óis da Ribeira com Clélia Soares da Costa.O casal teve o filho Carlos Manuel da Costa Estima - com casa na Rua Manuel Tavares (a do Cabo e quefoi dos pais) mas que actualmente reside em Aveiro. Também foi mecânico de veículos de duas rodas (com oficina no Largo do Centro Social (Cruzeiro) e actualmente trabalha na área do comércio de material eléctrico.
Sem comentários:
Enviar um comentário