segunda-feira, março 20, 2017

O piso e as placas do percurso pedestre da Pateira



O Trilho Pedestre da Pateira ao Águeda teve inauguração a preceito, com palavras bonitas a embandeirar o momento e antevisões de momentos muitos felizes para toda a gente. E Óis da Ribeira, onde decorreu a pompa inaugural, ficou assim na história destes percursos de lazer. 
A inauguração foi a 22 de Novembro de 2008, já lá vão mais de 8 anos, numa manhã esplendorosa, e cerca de duas centenas de participantes tiveram a primazia de calcorrear o trilho em ambos os sentidos, podendo ver e sentir a imensa variedade de elementos naturais e paisagísticos que o compõem, num enquadramento de enorme tranquilidade e beleza. Por caminhos florestais e tradicionais, ora nas margens da pateira ora afastando-se dela, o caminheiro vai ao encontro de elementos tão distintos como a Lagoa Férrea, o embarcadouro do Cértima, a Fonte de Valbom, o Observatório da Pateira ou a Várzea do Águeda. 
O d´Óis Por Três fez também experimentou o percurso, e por mais de uma vez, até aplaudindo, mas chegam-nos notícias de que o trilho está em mau estado, sem trabalhos de manutenção, pisos estragados e placas indicativas partidas e desaparecidas.
Ainda no domingo, um grupo de pedestrianistas teve de andar a perguntar o caminho a seguir a pessoas que encontrava ao acaso.
Assim não vale!

Sem comentários: