quinta-feira, março 30, 2017

Os compromissos eleitorais e a inspiração mexicana...


Doménico Céri, o escritor
mexicano que inspirou
o PS de TravassÓis nas
eleições de 2013

A vencedora candidatura do PS nas Autárquicas de 2013 citou Domenico Ceri (o que, convenhamos, não é para todos), para dizer que «uma das surpresas mais agradáveis que podemos encontrar ao nos comprometer totalmente com algum projecto específico é que surgem forças e oportunidades que não houvéramos imaginado até então».
Lindo, lindo, liiiiiiiiindoooooo!!!...
Domenico Ceri Estrada é um escritor mexicano, natural de Querétaro, que dia 18 de Abril de 2017 (o próximo) fará 63 anos e é autor de diversas livros relacionados com um tema: o tempo!
A candidatura vencedora de 2013 foi, pois, bastante longe, à América Latina, mas se calhar a destempo, para se propor surpreender e surpreender-se. Mas não precisava de ir tão longe. Bastaria ouvir a sabedoria local para, com exactidão, conhecer as carências das duas comunidades: Óis da Ribeira e Travassô.
Para assumir compromissos e assumir... a sério.
Vejamos algumas das promessas feitas há 4 anos, no que diz respeito a Óis da Ribeira, que o que é de Travassô é lá com eles:
O Caminho da Calçada começou a ter pedra,
mas ficou... «descalçado». E lá se passaram
4 anos de mais uma promessa não cumprida 

- REQUALIFICAÇÃO DA RUA DO CAMPO: Comecemos por dizer que por terras da nobre vila se conhece esta via como Caminho da Calçada, nunca Rua do Campo. Quando à história da requalificação, todos nos lembraremos da comédia que foi tal obra. Começaram por assentar os paralelos, a obra foi interrompida devido a uma manifestação de populares, foram retirados e armazenados, no baldio da Junta de Óis da Ribeira, ao Surpel, e agora estão na rua da Cabanões que foi alternativa ao aterro e à ponte nova. 
Assumir o compromisso, em 2013, de, e citamos, requalificar esta via «desde a capela de Santo António até ao limite da freguesia com Requeixo» e chegarmos a 2017 e estar o Caminho da Calçada como está, é para nos benzermos e perdoarmos. Ensinou-os Deus a perdoar! Perdoemos, pois, e que de todos nós seja o infinito e bondoso Reino dos Céus
- BACELINHOS: A conclusão de alargamento da rua é, 4 anos depois, obra para qualquer dia se fazer. Está como estava. Doménico Ceri foi muito mal avocado.
- BOUÇAS: Alargamento, mas onde? Em que bouçana parte?
-  LAGOÍNHA: Alargamento da rua, que afinal é caminho. Mas onde? Onde foi?
- CAMINHOS: Quanto a estes, sejam florestais e agrícolas, quando e quais foram beneficiados e alargados nestes  anos? À primeira vista, limparam o da Quintas. Mais algum?
- CICLOVIAS: Ciclovias, mas ciclovias onde? Se era para facilitar a mobilidade de e entre os lugares, continuam estes com mobilidade igual à de há 4 anos. Nem mais.
- PASSEIOS E ESTACIONAMENTOS: Quanto a passeios, onde? Digam... Será que se trata da obra (!) construída na Rua Nossa Senhora de Fátima, ao Surpel? Aquela que ninguém percebe, nem reconhece utilidade, e foi feita sem sequer estar incluída (e muito menos aprovada) em qualquer plano de actividades? E quanto a estacionamentos, onde foram criados?
- SINALÉTICA: Onde, qual, como?
- TOPONÍMIA: Topó quê?

Sem comentários: