sexta-feira, junho 29, 2018

A electrificação de Óis da Ribeira, há 60 anos!!!...

A cabine eléctrica de Óis da Ribeira estava em construção há 60 anos
Dr. Fausto Luís
de Oliveira

Aires Carva-
lho e Santos
A política local, antigamente, tinha outra forma e outros feitios. Eram outros os homens e outras as decisões assumidas no sentido do interesse do povo.
Ponderavam-as as boas razões e as melhores opções, escolhiam-se os melhores e não, porque nem havia, os boys e as girls do sistema partidarizado que eleva qualquer badameco aos altares do poder. 

A electrificação de Ois da Ribeira

Há precisamente 60 anos, a 29 de Junho de 1958, a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foi oficiada pela Câmara Municipal de Águeda, anunciando a visita do presidente Fausto de Oliveira, para apreciar as obras de electrificação da freguesia.
Os trabalhos estavam a decorrer e avançava a construção da cabine, junto à ponte, para receber a carga que era transportada pela linha de alta tensão que vinha (e vem) de Travassô, pelos Freixoeiros e passando o rio Águeda e as Areias de Óis da Ribeira.

Na altura, não havia redes sociais e a visita terá passado despercebida à esmagadora maioria da população. Também não havia o mediatismo de hoje, quando, por anda, se estraladam foguetes e se apanham as canas por tudo e coisa nenhuma.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, a esse tempo, era presidida por Aires Carvalho e Santos (foto), com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro José Pinheiro das Neves, já todos falecidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os 2X3 e o povo ainda não percebeu que não vai haver eleições antecipadas a não ser se é só se o Sérgio Neves quiser.