quarta-feira, junho 20, 2018

Corridas de bicicletas, de sacos e atletismo, em... 1910!

Manuel M. Alla de Resende
era da comissão de festas
Uma bicicleta de 1910


O blog «Óis da Ribeira» recordou, em 2011, a reali-
zação de uma corrida de bi-
cicletas, a 19 de Junho de 1910 - ainda antes, pois, da implantação de República. Ontem se passaram 108 anos.
Replicando o blog (infelizmente inactivo, vá lá saber-se porquê...), lembramos que a iniciativa foi da comissão de Festas do Senhor e  gerou «grande entusiasmo», com «prémios que podem ser aprecia-
dos pelos ciclistas de Ois de Travassô».
O director da corrida foi o professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cu-
nha, sendo a comissão formada, entre outros, pelo comerciante e capitalista Manuel Maria Alla de Resende (foto), pelo proprietário Alexandre Pires Soares e pelo professor Camilo Ferrão de Almeida Santos.
O blog citava o jornal Soberania do Povo como fonte (ver recortes tirados pelo d´Óis Por Três do blog «Ois da Ribeira) e a corrida foi entre o actual Largo do Centro Social (partida e chegada) e a capela de Santo António, com ida e volta.

Corredores contestados
por não serem «amadores»

O vencedor veio de Fermentelos, foi António Carolino, seguido do profes-
sor Camilo Ferrão e de outro fermen-
telense, João Baptista Nunes das Ne-
ves, ambos em segundo lugar.
A participação destes dois foi con-
testada pelo repórter do tempo», alegando que «a comissão nunca devia admitir estes dois cavalheiros, visto que só amadores poderiam concorrer».
«O Ferrão, é bem sabido, é um pro-fissional de fama. Tem o peito cheio de medalhas e algumas importan-
tíssimas», referia o correspondente em Óis da Ribeira, acrescentando que «a de maior vulto foi ganha na ladeira de Cabanões e outras em Travassô, Paredes, etc., etc., etc.».
Quanto ao «senhor Baptista é igualmente distinto». «Pode ser igualado, mas nunca excedido», enfatizou o repórter, explicando que, vejam lá, «atravessou a lagoa numa tábua da largura de 10 centímetros, e correndo na bicicleta com a maior velocidade, fisga um pimpão, arremessa-o para o ar, indo cair no Largo da Senhora da Saúde».
«Quem faz isto? Quem?», interrogava o correspondente local, na sua crónica de 20 de Junho de 1910, hoje se completam 108 anos.
O programa da Festa do Senhor incluiu uma corrida de sacos, de 150 metros e ganha pelo professor Dinis Pires da Silva, seguido de Eduardo (que era criado do lavrador José Tavares da Silva).
Outra corrida do dia, foi a de atletismo para crianças, realizada entre os largos da Igreja e do Cruzeiro (actual Centro Social) e ganha por César Pires da Silva.
- Clicar nos recortes para os ampliar e ler.
- Ver AQUI

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas iniciativas para esse tempo!!! Muito interessante!

Anónimo disse...

Hoje as iniciativas são mais à volta da mesa com convidados que não são convidados, que procuram fama e medalhas, mas fisgam-se que nem um pimpao as responsabilidades.