terça-feira, junho 12, 2018

Marchas populares adiadas para 16 de Junho de 2018

Grupo de Marchas Populares da Tuna de Óis da Ribeira na sua última apresentação 
pública, a 16 de Junho de 2016, em Aguada de Cima. Não se organizou na edição de
2017 e reaparece em 2018
Marchas de 2002: o grupo adulto abriu com o 
«casal» Dália Reis e Carlos Pereira


As Marchas Po-
pulares de Óis da Ribeira, na edição 17 (a de 2018), foram adiadas de 9 para 16 de Ju-
nho «por moti-
vos meteoroló-gicos».
A notícia já aqui foi dada, mas importa recordar que a organiza-
ção continua a ser da ARCOR e da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (que teve a iniciativa), o que acontece deste a primeira edição, em 2002, a 13 de Junho e com cerca de centena e meia de marchantes. Participaram, então, 5 grupos de marchantes: um da Tuna e três da ARCOR (infantil, jovem e adulto), todas de Óis da Ribeira, e também a Marcha d´Alegria, de Fermentelos.
Foi um êxito, relatava a imprensa da época, destacando a sur-
presa dos ribeirenses (e do público de fora da freguesia) pela realização do evento - que era, à época, verdadeiramente inédito.
O casal Elsa e Paulo Rogério Framegas
na edição 2004 das marchas populares

Marchas de 2003,
Marchas de 2004 !

A edição de 2003 realizou-se a 12 de Julho e, «relatava o padre Júlio no seu site oficial, «nem a noite meio chuvosa estragou o brilho desta festa popular».
A ARCOR apresentou-se com cinco grupos, num total de 112 elementos, «qual deles o mais gracioso» - desde os mais pequeninos aos seniores, passando pelos jovens da freguesia, que brilharam na noite, desfilando desde o Santo António até ao recreio da escola primária, onde decorreram as representações em dança. Depois, «foi um alegre e animado desfile bailado para a sede da Tuna, onde decorreu a confraternização final».
Os cinco grupos da ARCOR «desfilaram garbosos e com lindíssimos guarda roupas, arcos e balões, graciosamente emprestados por Luciana Marques, do Grupo de Marchas de S. João de Loure» - tal qual, de resto, aconteceu em 2002. De S. João de Loure, e também graciosamente, veio um grupo de nove músicos, que abrilhantaram o desfile dos cinco grupos. 
Os ensaios, acrescentava o site do padre Júlio Granjeia, «decor-
reram na cave grande do Centro Social, pela primeira vez usada pela associação, sob direcção de Hermínia Viegas e Dália Reis». 
«O mar de palmas que ovacionou os grupos foram a resposta maior e melhor ao brilho da actuação dos grupos da ARCOR», relatava o site, concluindo que «as marchas tiveram ainda a participação de um grupo de Fermentelos e outro da Tuna, a organizadora. - Marchas de 2004, a 10 de Julho, AQUI

Marchas de 2018

A edição de 2018 terá concentração no largo da Igreja Paroquial, às 21 horas, presume-se (o cartaz oficial não indica local e hora) e o desfile seguirá pela Rua Benjamim Soares de Freitas para o Largo do Centro Social e, daqui, pelas Ruas Manuel Tavares e Pateira, para o largo da pateira - onde decorrerão as exibições dos grupos.
Aqui, no parque sul (às lajes) também, funcionará o bar (a partir das 16 horas) e o restaurante da organização (19,30), com pe-
tiscos, bebidas e ementas variadas e serviço de jantar.
Os grupos em desfile são a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Águeda (a abrir) e os marchantes da Tuna/AFOR, Arcor (infantil e adulto) e A Espiga, dos Casais (S. João de Loure).
No final da apresentação dos grupos e noite adentro, o programa de arraial continuará com DJ e karaoke.

1 comentário:

Anónimo disse...

Atão as grandiosas marchas n/ tem o alto patrocínio do sr. presidente da Junta?