sábado, junho 30, 2018

Zona de Caça em Óis da Ribeira e toda a Águeda...


A Zona de Caça Asso-
ciativa de Barrô, Espinhel, Óis da Ribeira e Recar-
dães foi formalmente constituída a 29 de Junho de 1992, por publicação no Diário da República nº. 147, I Série-B. Agora e após várias integrações, é a Zona de Caça Associa-
tiva Municipal de Águeda.
A concessão foi atribuída ao Clube de Caça e Pesca do Águeda e Cértima, com sede em Espinhel, pelo período de 9 anos. O CCPAC estava regista-
do na Direcção Geral das Florestas com o nº. 2.978.91 e, em função da lei então vigente, ficava obrigado a «cumprir e fazer cumprir o regula-
mento o plano de ordenamento e exploração cinegética aprovado e demais disposições legais e regu-lamentares do exercício da caça que lhe forem aplicáveis, sem prejuízo da responsabilidade pessoal dos infractores».
O processo teve o nº. 932, da Direcção Geral das Florestas, e foi oficializado pela Portaria 611/92, de 29 de Junho, sendo a concessão renovável. 
O Clube de Caça e Pesca do Águeda e do Cértima foi constituído em 1991, então com sede nas instalações da Junta de Freguesia de Espinhel. Segundo o site oficial da União de Freguesias de Recardães e Espinhel, em data desconhecida, passou a abranger as freguesias de Travassô, Segadães, Óis da Ribeira, Espinhel, Recardães, Barrô e parte da Borralha, em cuja área passou a funcionar uma zona de caça municipal.

Zona de Caça
Municipal

A gestão desta Zona Municipal foi renovada em 2016 «, por 6 anos e ao Clube de Caça e Pesca do Águeda e Cértima (processo n.º 3516-ICNF), agora constituída por terrenos cinegéticos das freguesias de Aguada de Cima, Macinhata do Vouga, Águeda e Borralha, Barrô e Aguada de Baixo, Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, Recardães e Espinhel, Travassô e Óis da Ribeira, Trofa, Segadães e Lamas e Préstimo e Macieira de Alcoba.
Abrange uma área de 18056 hectares, conforme planta que se vê acima e foi anexa ao despacho ministerial (e dele fazendo parte integrante), o que exprime uma redução de área de 214 hectares.  
A Zona de Caça e Pesca tem sede no Largo da Feira, na Piedade, podendo ser contactada através do dirigente Ricardo, pelo telefone 935453473.

Sem comentários: