sábado, junho 23, 2018

Aborto democrático travassÓisense ao fim de 9 meses!

Aos 9 meses, abortaram os resultados da democracia


A União de Fre-
guesias de Tra-
vassô e Óis da Ribeira continua, ao mês 9 após as eleições, sem
eleger executi-
vo da Junta e o  presidente e a Mesa da Assem-
bleia de Fre-
guesia. 
Os prejuízos são eviden-
temente muitos, embora ainda mal conhecidos.
As senhoras e os senho-
res eleitos, que tanto prometeram servir (bem) a União de Freguesias no período eleitoral de 2017, cada qual do seu jeito, afinal agem de forma contrária, redutora e até comprometida, e não viabilizam o que seria natural e razoável: a formação e instalação dos órgãos deliberativo e executivo.
Isto é: negam o espírito fudamental da sua missão, incapazes de negociar e de se entenderem, em prol do interesse colectivo (não do pessoal e/ou partidário), indo as «coisas» já pelo Tribunal.
Alguém afirmou um dia, e tal se tornou como que um «dogma», que (em futebol) «o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira».
Outro alguém, este da área da política, disse que «promessas de políticos não são para cumprir».
No caso concreto, cada qual eleito terá as suas razões e será por estas ou por alguma(s) birra(s), ou de incapacidade de democra-
tizar a própria democracia representativa, que se afirmam assim na vida pública. Vá lá entender-se esta gente!
Vejamos, ou recordemos, entretanto, o blá-blá-blá dos candidatos, líderes de lista, em campanha eleitoral (a das Autárquicas de 2017) para este mandato que, 9 meses depois e pelas razões que terão, se mostram incompetentes para assumir: 

Sérgio Neves (PSD)
Mudança, que mudança?

- PROMESSA: «Pedimos a vossa confiança para podermos dar um contributo positivo com trabalho e dedicação, pela causa que nos une, a nossa terra»
- RESPOSTA: Ganhou as eleições, sem maioria, e, alucinadamente, e infantilmente, foi incapaz de negociar a formação do executivo. Só à 10ª. sessão da Assembleia de Freguesia instaladora admitiu e convidou eleito(s) da oposição. Diria o povo, na sua imortal sabedoria, que «tarde piaste».
Esqueceu outra promessa: a de «(...)construir a mudança para Travassô e Óis da Ribeira».
Tá-se mesmo a ver, que tal mudança!

Mário Martins (Juntos)
Onde, a União... Melhor?

- PROMESSA: «Disponíveis para, de forma aberta e clara, trabalhar (...) e, tomando como linha orientadora a proximidade, actuaremos para uma União de Freguesias ainda melhor... uma União para o desenvolvimento e progresso».
- RESPOSTA: Perdeu as eleições e, até à 10ª. sessão da Assembleia de Freguesia instaladora, ainda não viabilizou a formação do executivo e a presidência e a Mesa da Assembleia de Freguesia. Nem com um dos seus eleitos na(s) lista(s).
Para outros noivados, ficará «uma União de Freguesias ainda melhor... uma União para o desenvolvimento e progresso».

Júlia Melo (PS)
Mudança, o quê?

- PROMESSA: «Apresentamo-nos como uma equipa multi-disciplinar, agregando jovens e adultos mais experientes, todos com uma enorme vontade de contribuir para a mudança, para o desenvolvimento, com transparência e rigor, culminando no bem-estar da nossa União de Freguesias».
- RESPOSTA: Votou contra todas as propostas de formação do executivo, assim o inviabilizando. Para outras núpcias, ficará a «enorme vontade de contribuir para a mudança, para o desen-volvimento, com transparência e rigor, culminando no bem-estar da nossa União de Freguesias».

Sem comentários: