sexta-feira, junho 08, 2018

O último regedor de Óis da Ribeira nasceu há 111 anos...

Edmundo (Pereira dos) Reis, o
último regedor de Óis da Ribeira

Edmundo Reis foi o último regedor de Óis da Ribeira e nasceu a 9 de Junho de 1907. Amanhã, faria 111 anos, mas faleceu em 1996. 
Os regedores eram os represen-
tantes locais dos presidentes de Câmara e por eles nomeados. Tinham como incumbências cumprir e fazer cumprir ordens, deliberações e posturas municipais e os regula-
mentos de polícia, levantar autos de transgressão sempre que necessá-
rio, auxiliar as autoridades policiais, judiciais e sanitárias, agir de modo a garantir a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas, garantir os regulamentos funerários, mobilizar a população em caso de incêndio e cumprir outras ordens ou instruções emanadas do presidente da Câmara Municipal.
A figura do regedor de freguesia foi extinta na sequência da in-
trodução da Constituição da República Portuguesa de 1976 e Edmundo Reis foi o último verdadeiramente em exercício em Óis da Ribeira, já que, em curto período pós-25 de Abril (praticamente desconhecido de toda a gente e sem registo oficial, tanto quanto sabemos), foi substituído por Aldírio Soares da Costa.
Edmundo Reis substituíra Manuel Maria dos Reis (o Regedor Ve-
lho, que morava na casa que conhecemos como sendo do fale-
cido Hélio dos Reis Framegas, ao fundo da Rua Manuel Tavares, a do Cabo), em data desconhecida. Manuel Maria dos Reis, por sua vez, substituíra Aniceto Fernandes Estima, que faleceu a 15 de Janeiro de 1929.
A casa (à direita) da Rua 
do Viveiro (Adolfo P. Reis)
foi de Edmundo Reis 

Quem foi quem?
Edmundo (Pereira dos) Reis

Edmundo (Pereira dos) Reis nasceu a 9 de Junho de 1907, sendo filho de Bernardino dos Reis e de Anunciação Pereira, ambos agricultores. Foi neto paterno de José Bernardino dos Reis e de Maria Angélica dos Reis, materno de António Simões de Carvalho e de Ana Maria.
Um problema à nascença, que aconteceu à meia noite do dia 9 de Junho de 1907, levou a que tivesse de ser baptizado de urgência pelo avô materno. O baptismo oficial, com unção dos santos óleos, foi na Igreja de Óis da Ribeira e pelo pa-
dre Manuel Gomes de Andrade, sendo padrinhos Silvério Marcos dos Reis, tio paterno, solteiro e comerciante, e Mariana Ludovina de Jesus, solteira. 
Estudou na escola industrial e comercial de Águeda e casou, aos 22 anos, com Maria Celeste Tavares (faria 22 a 11 de Setembro) a 2 de Julho de 1929. O casal teve os filhos Dinis (já falecido), Ar-
mando, Dália (que morou na Trofa) e Clarice Tavares dos Reis. 
Foi homem público da freguesia e, além da regedoria, foi músico da Tuna de Óis da Ribeira e dirigente concelhio da Acção Nacio-
nal Popular (ANP), instituição política de que era efectivo em 1974. Dedicado às causas da Paróquia, foi também proprietário agrícola e faleceu a 12 de Dezembro de 1996 - aos 89 anos. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Filho de Fernando Bernardino dos Reis.

Um Grande Abraço