sexta-feira, junho 01, 2018

Eleições intercalares, ou nem por isso...

Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira

O dia hoje, 1 de Junho de 2018, fecha 8 meses de vergonha política, que pôs a nu a fragilidade da classe política que foi eleita a 1 de Outubro de 2017, na União de Fre-
guesias de Travassô e Óis da Ribeira - a UFTOR de TravassÓis. 
As poucas-vergonhas que se passaram neste tempo, as escaramuças verbais e os excessos de linguagem e míngua de consciência política que culminaram, não esqueçamos, com o pedido de presença da GNR na 9ª. e última sessão da primeira Assembleia de Freguesia, são factos que deveriam merecer mais atenção e respeito dos eleitos.
E mais vergonha.
Dispensando-nos de os repetir, por pudor, sempre recordamos  a bagunça em que o solene acto de eleger a Mesa da Assembleia (e o seu presidente) e o secretário e tesoureiro da Junta de Freguesia se transformou, nas 9 sessões da primeira AFTOR numa espécie de bulha entre miúdos, cada qual a chamar de seu, e só seu, o rebuçado dado pelos votos de 1 de Outubro.

Brigas, pândegas, desordem
e falta de autoridade ético-política

desordem e falta de autoridade ético-política dos eleitos da AFTOR transformou este órgão do poder local numa espécie de pândega, uma bagunçada interminável - em que o respeito pelos sagrados interesses do povo é esmagado pela indiferença de quem age de forma contraditória com o que propôs.
Os eleitos deveriam, sem dúvidas ou quaisquer tibiezas, assumir os seus próprios programas eleitorais, anunciados na campanha das Autárquicas Locais de 2017
Não os esquecer.
Não os contraditar por qualquer birra, ódio pessoal ou político. Sem atabalhoamentos e precipitações
Serem gente maior da política, com autoridade e legitimidade democrática.
Sem estas, de nada valem as palavras soltas que tem envenenado o sagrado plenário que é a Assembleia de Freguesia.
Nem de nada valem os recauchutados argumentos que todos esgrimem, em falhados debates que são pretensamente políticos, mas esgrimem em favor das suas teses e em inegável prejuízo do interesse colectivo.

Eleições intercalares, se
não resolverem o caso !

O que está em birra é a não maioria da lista vencedora, liderada por Sérgio Neves, do PSD, que teima em ser um presidente da Junta sem executivo e está de mãos atadas e sem tesouraria para realizar as coisas mais básicas. Limpar valetas, por exemplo.
Em birra está também o facto de a maioria - Juntos de Mário Martins e PS de Júlia Melo -  não aprovar as listas que SN propôs. 
E de, por inabilidade do presidente SN, ter proposto uma lista para a Junta de Freguesia, aprovada pela coligação Juntos/PS e não aceite por SN, que se justifica na lei. Lei que, aparentemente, não tem saída para o imbróglio.
Todos querem o que os outros não querem e nisto andamos há 9 reuniões da primeira sessão da AFTOR.
Dispensando mais pormenores, para neles e com eles não perder tempo, queríamos lembrar que, se outra saída não tiver a lei (que não conhecemos suficientemente) - e nem o Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro a deslinda... -,  uma saída parece haver: a auto-demissão de todos os eleitos e suplentes do Juntos e do PS. 
Todos demitidos, efectivos e suplentes, acontecerá o quê? Sobrará um PSD isolado e sem conseguir reunir maioria nos dois órgãos institucionais. Só com 4 dos 9 eleitos. 
Provocando eleições intercalares.
Isto será legalmente possível? 
Será assim?
O d´Óis Por Três não tem conhecimento legislativo que discirna sobre isto, mas espera que, aos 9 meses de gestação do processo, nasça uma solução para esta inacreditável situação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma autentica vergonha este comunicado dos três de ois a favor de SN!!!

Nitidamente que os três de ois são apoiantes ferrenhos de SN!!! Mais uma vez vem dar voz a um presidente isolado que teima em prejudicar uma população inteira com as suas birras para satisfazer os seus interesses pessoais em detrimento dos interesses colectivos.

Dêem as voltas que derem, voltam sempre ao mesmo!!!

O único responsável é o presidente eleito!!!

Mas como já vem sendo hábito colocar a culpa nos outros, não se espera mais nada destes três de ois e de SN!!!


Anónimo disse...

Tudo o que SN faz é ilegal só como ele é tripolar nunca sabem quem o responsável....hihibhiiii.... afinal são sempre os outros. ...

Anónimo disse...

Quem esta com uma açao de perda de mandato nao é Sérgio Neves... so para relembrar. E ja agora a açao do PS foi arquivada indo de encontro com o parecer da CCDR...