Registo dos passaportes de Ana Rita Jesus e
Albino Pereira Simões de Carvalho
|
O Governo Civil de Aveiro emitiu passaportes para dois ribeirenses a 24 de Setembro de 1883: Albino Carvalho e Rita Maria. Há 136 anos.
Ambos emigraram para o Brasil e de ambos mais nada sabemos. Eventualmente, nunca mais de lá regressaram e por lá terão familiares.
1 - CARVALHO. Albino Pereira Simões de Carvalho, de 21 anos, filho do pescador Manuel Simões de Carvalho e da jornaleira Maria Marques de Oliveira, anos de Cabanões mas residentes em Óis da Ribeira. Neto paterno de António Simões de Carvalho e de Maria Marques de Oliveira, neto materno de Manuel Matos de Oliveira, natural de Barreiros (Viseu) e de Maria Marques, de Cabanões.
Albino Carvalho era trabalhador rural, solteiro e media 1,82 metros (muito alto, para a média do portugueses desse tempo), não sabia escrever e tinha cabelo preto e olhos castanhos. De rosto comprido, nele tinha algumas marcas de bexigas.
2 - RITA. Rita Maria de Jesus tinha 26 anos e era filha de José Ferreira Félix, de Águeda, e de Maria Rita, de Alquerubim, moradores em Óis da Ribeira.
Costureira, casou-se aos 21 anos, ainda jornaleira e com o carpinteiro Sebastião Pereira da Conceição Júnior, de 26 e a 6 de Julho de 1878. Supostamente, terá viajado para o Brasil para se juntar ao marido. Tinha olhos castanhos e cabelo preto, rosto comprido e com cicatrizes na face esquerda e lábio superior. Não sabia escrever.
Sem comentários:
Enviar um comentário