Ermesinda Alves de Freitas foi utente do centro de dia da Arcor |
Ermesinda Alves de Freitas faria 98 anos amanhã! |
M. Ferreira |
A Ti Ermezinda, que todos conhecemos como mulher de trabalho e sempre de boa piada, bem disposta e irreverente, faria amanhã 98 anos de vida! Faleceu, como aqui demos nota, a 17 de Setembro, há bem poucos dias.
Ermesinda Alves de Freitas nasceu a 26 de Setembro de 1921, filha de Manuel Ferreira Alves (Talhadas) e de Maria Rosa Soares de Freitas, casal de Óis da Ribeira.
Era sobrinha do barqueiro Zebedeu e neta materna do barqueiro Joaquim Alves da Costa e da costureira Maria Bárbara Soares dos Santos, bisneta materna de Manuel Alves da Costa e Ana Maria de Carvalho; neta materna de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares.
Casou com Manuel Ferreira (Serôdio), natural de Destriz, em Sever do Vouga, e que se popularizou como moleiro, sua profissão de muitos anos. Dele enviuvou a 28 de Maio de 2000. Era irmã de José Alves de Freitas (Eurico) e Hermínio Alves de Freitas (Mino), ambos já falecidos.
Uma mulher
de muitas vidas!
Ermesinda foi doméstica e mãe, católica e de fé profunda, trabalhadora da terra e actriz amadora, nesta qualidade interpretando superiormente várias personagens de peças encenadas pelos vários grupos populares de Óis da Ribeira dos anos 40.
O casal Ermesinda/Manuel teve quatro filhos, todos vivos: Maria Rosa, José Alves e Armando (moradores em Óis da Ribeira) e Custódio Alves Ferreira, que está emigrado nos Estados Unidos e a Óis da Ribeira se deslocou expressamente para o funeral da Mãe.
Hoje aqui fazemos a sua memória!
Sem comentários:
Enviar um comentário