Benjamim Soares de Freitas |
Os dias 11 de Julho nos
dias de Óis da Ribeira...
1 - Ano de 1954,
há 66 anos!
Benemérito Benjamim S. Freitas
ofereceu relógio e telefone público
O presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, Benjamim Soares de Freitas, anunciou na sessão de 11 de Julho de 1954, há 66 anos, a sua intenção de, a custas próprias, oferecer o relógio da torre sineira da Igreja Matriz de Santo Adrião.
Outro propósito anunciado, e concretizado, foi o de instalar um telefone público na vila, que veio a ficar no estabelecimento de Arnaldo Rodrigues de Figueiredo - anteriormente
Placa da Rua Benjamim
Soares de Freitas
|
Óis da Ribeira homenageou Benjamim Soares de Freitas por estes benemerências com a atribuição, em 1955, do seu nome à rua da sua residência, que vai do Largo do Cento Social (Cruzeiro) à padaria - com placa (ver imagem) na casa que hoje é de José Manuel da Conceição Alves. Outras duas, soube o d´Óis Por Três, desaparecem em datas desconhecidas: ua na casa que hi de Manuel Lopes e hoje é dos herdeiros de Fernando Reis, e outra numa casa demolida nos anos 80 e que ficava onde hoje é o parque de estacionamento (mais antigo) do largo da Igreja.
Comendador Almeida Roque e
CelestinoViegas a 11 de Julho
de 1981. Há 39 anos!
|
2 - Ano de 1981,
há 39 anos !
Comendador Almeida Roque
anunciou apoios à ARCOR
O comendador António Soares de Almeida Roque anunciou a 11 de Julho de 1981, há exactamente 39 anos!!!..., o seu apoio a futuras actividades da ARCOR.
O dia esteve associado a uma iniciativa desportiva da instituição óisdaribeirense, então Almeida Roque garantindo a Celestino Viegas (presidente da direcção) - na foto tirada DAQUI -, e ao grupo arcoriano que apoiaria o projecto associativo que então dava os primeiros passos.
Assim fez e cumpriu sempre, tendo sido, com o hoje se ssba, o maior contribuinte individual das obras de construção do centro social e actividades culturais e recreativas da ARCOR - que, por aclamação, o indicou como sócio honorário.
António Ferreira |
3 - Ano de 1992,
há 28 anos !
António Ferreira
afogado na pateira
O sábado de dia 11 de Julho de 1992, nos dias de Óis da Ribeira, está associado a mais uma tragédia na pateira: a morte, por afogamento, de António da Cruz Dias Ferreira, de 32 anos.
Natural do Seixo, em Montemor-o-Velho, trabalhava em Óis da Ribeira na casa de António Soares de Almeida (Chora) e naquele fatídico dia andava a colocar estacas de delimitação de zona de caça na pateira, quando caiu à água - de nada lhe valendo o pedido de socorro, a que acudiu um pescador que estava próximo, alertando os Bombeiros - que rapidamente compareceram, com dois carros e um barco, mas este sem... motor.
Os Sapadores de Coimbra acabaram por localizar o corpo, retirando-o da água. O funeral realizou-se a 13 de Julho de 1992, para o cemitério da sua freguesia de naturalidade, em Seixo de Montemor-o-Velho.
Jaime Martins |
4 - Ano de 1997,
há 23 anos !
Cláudio Lopes, da ARCOR,
campeão regional de pesca
O pescador desportivo Cláudio Lopes, da ARCOR, sagrou-se campeão regional de Aveiro de pesca desportiva no escalão de juniores, a 11 de Julho de 1997, há 23 anos.
O clube de Óis da Ribeira, então presidido por Fernando Reis, participou com mais 5 pescadores: Jaime Martins (2º. lugar), Ricardo Santos (8º.), Sérgio Castro (10º.), Hugo Oliveira (11º.) e Paulo Morais (14º.).
Era um tempo em que a ARCOR tinha dinâmicas bem diferentes das de hoje. Muda(ra)m-se os tempos, as vontades e as capacidades.
- NOTA: O d´Óis Por Três não conseguiu foto de Cláudio Lopes, que gostaríamos de publicar. Alguém nos pode ajudar? Pode(m) enviar a imagem para doisportrês2@gmail.com. Obrigados.
Sem comentários:
Enviar um comentário