sábado, julho 04, 2020

Os dias de Óis da Ribeira no dias 4 de Julho...

A casa, à esquerda, que foi do professor Dinis
Pires da Silva e agora é da neta Vera, 
junto à capala de Cabanões

Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 4 de Julho...

1 - Ano de 1918,
já 102 anos !
Professor Dinis
Pires da Silva

O professor Dinis Pires da Silva casou há 102 anos, aos 22 e a 4 de Julho de 1918, com Ana Sousa da Conceição, de 28, natural de Pelotas, Estado de Rio Grande do Sul (Brasil), filha adoptiva de Manuel Jacinto de Sousa e Ana Rocha de Sousa, de Travassô. 
Vera Silva
Professor do ensino primário, foi figura de destaque da vida política aguedense, Chegou a ser vereador, de tal modo que a Junta de Freguesia de Travassô, os anos 80 do século XX, atribuiu o seu nome à principal rua de Cabanões, onde viveu e faleceu.
O casal teve dois filhos: Fernando (?) e Célia e netas são Vera Lúcia da Silva Conceição, que mora na casa do avô (em Cabanões), as irmãs Rosa Maria e Ana Rosa, e os já falecidos capitão Vasco César Silva e a professora Célia da Silva Conceição.
Dinis teve pelo menos três irmãos: os gémeos Artur e Maria da Assunção (Maria da Volta), que casou com José Maria da Conceição, de Recardães, e faleceu a 5 de Agosto de 1983, mãe de Zulamar (Zola), Ondina e Orlando Rino (ausente no Brasil, em Rio Grande). Artur casou com Orência Vergara Maciel, a 30 de Julho de 1934, em Rio Grande, Rio Grande do Sul (Brasil), e lá faleceu a 10 de Fevereiro de 1995.Também irmão de César Pires da Silva, que foi casado com a cidadã francesa Cecile Florence Charlotte Guillaume e faleceu a 31 de Julho de 1971, donos da casa apalaçada que foi de Armando Resende e demolida há alguns anos, frente à de José Resende, agora do seu neto João Gomes.
O professor Dinis Pires da Silva nasceu a 14 de Novembro de 1894 e era filho de Diamantino Francisco da Silva, estucador de Fermentelos, e de Ana Pires Soares, agricultora e de Óis da Ribeira. Faleceu a 14 de Janeiro de 1967, há 53 anos.
Notícia no «Jornal da «ARCOR»

2 - Ano de 2002,
há 18 anos !
Iniciação ao ténis
na ARCOR

A ARCOR, no âmbito da suas actividades de dinamização desportiva, promoveu em 2002 e 2003 a iniciação ao ténis.
A iniciativa de 2002, a pioneira da modalidade em Óis da Ribeira, envolveu as crianças das suas valências sociais e foram orientadas pelo professor Fernando Vilela, antigo campeão nacional da modalidade (como atleta) e ao tempo treinador (como ainda hoje) do Clube Ténis de Águeda, decorrendo nos dias 3 e 4 de Julho de há 18 anos, no polidesportivo das Pedrinhas da Forca - propriedade da associação e hoje e desde há vários anos infelizmente abandonado peças sucessivas direcções arcorianas.
A direcção da ARCOR desse tempo de há 18 anos era presidida por Celestino Viegas e, como se vê a página do jornal da associação (acima), a iniciação foi muito participada. A iniciativa repetiu-se em 2003, desta feita no parque da pateira

Sem comentários: