Beatriz Gomes já sénior e com a camisola de Portugal |
Beatriz Gomes |
Ana Almeida |
dias de Óis da Ribeira !
1 - Ano de 1995,
há 25 anos !
Beatriz Gomes e Ana/Liliane
campeãs nacionais da ARCOR
Beatriz Gomes, em duas especialidades, e Ana Matos de Almeida / Liliane Framegas, atletas de canoagem da ARCOR, sagraram-se
Liliane Framegas |
As provas decorreram em Melres, Gondomar, no Rio Douro, e a futura olímpica Beatriz Gomes venceu as provas de K1 500 e K1 5000 metros do escalão de cadetes.
A dupla Ana Almeida/Liliane Framegas venceu os 5000 metros de K2 infantis.
A mesma Beatriz Gomes viria a ser campeã do mundo e atleta olímpica. Foi mesmo, a 19 de Setembro de 2009, a primeira portuguesa a conquistar um título absoluto de campeã do Mundo em canoagem, ao impor-se nos Mundiais de Maratonas, disputados em Vila Nova de Gaia.
Tem um palmarés notável:
- Segunda no Mundial 2004 de Maratonas.
- Vencedora da Taça do Mundo 2004 de Maratonas.
- Quarta no Mundial 2002 de Maratonas.
- Quinta no Mundial 203 de Maratonas.
- Sétima na final B da Taça do Mundo de Pista.
- 14 títulos consecutivos de campeã nacional de fundo.
- Atleta olímpica nos Jogos de Pequim (China).
Entre muitos outros títulos e, excelente estudante, um doutoramento académico na Universidade de Coimbra.
O centro social da ARCOR há 19 anos |
2 - Ano de 2001,
há 19 anos !
ARCOR entregou projecto
na Segurança Social
A ARCOR entregou o projecto definitivo do centro social na Segurança Social de Aveiro a 9 de Julho de 2001. Há 19 anos.
O histórico desta epopeica aventura óisdaribeirense passou por várias direcções arcorianas, desde que, a 13 de Maio de 1994, se realizou a primeira reunião de trabalho com a Junta de Freguesia e para o então denominado Centro Social e Cívico de Óis da Ribeira. Sesnando Reis era o presidente.
Já antes se esboçara algo e lançado semente nesse sentido, na direcção de José Melo, e o processo continuou nas direcções de António José Tavares e Fernando Reis, em cujo mandato se lançou a primeira pedra, a 27 de Fevereiro de 2000.
A revisão do projecto obrigou a paragem das obras (ver foto) e só há 19 aos, na direcção de Celestino Viegas, o processo final ficou definitivamente aprovado.
Faltava, só, construir a obra.
O parque sul da pateira |
3 - Ano de 2011,
há 9 anos !
Junta de Óis da Ribeira
acusou Câmara de Águeda
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, presidida por Fernando Pires, acusou a Câmara Municipal de Águeda de discriminação, por causa da construção dos sanitários sul da pateira. Que, 9 anos passados, ainda não estão construídos.
A obra, segundo então disse Fernando Pires, «há dois anos que está aprovada» e «os 25 000 euros de protocolo que nos andam a ser prometidos pela Câmara Municipal já chegavam para estarem feitos e a funcionar».
Jorge Almeida, então vice-presidente da Câmara, teve outra versão e outros números: «A 29 de Setembro de 2006, o sr. presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira assinou, com o sr. presidente da Câmara de Águeda, um protocolo para a construção dos balneários. E recebeu 50% (7 500 euros), nos seus termos e a 2 de Novembro seguinte». Ora, acrescentou o então «vice» e actual presidente camarário, «a obra ainda não está feita» - embora reconhecesse que «houve problemas de licenciamento, por causa da legislação ambiental».
«O sr. presidente da Junta de Freguesia queixa-se de discriminação que não existe. Ao menos que comece a fazer os alicerces», concluiu, crítico, o então vice-presidente Jorge Almeida.- Notícia DAQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário