A casa cor de rosa que foi de Abel
Reis, na Rua Manuel Tavares (Cabo)
|
Maria do Rosário
de Fátima Reis
|
Os dias 21 de Julho nos dias de
Óis da Ribeira...
1 - Ano de 1928,
há 92 anos !
Casamento de Aida e sargento
Abel Reis
O futuro sargento da Marinha Abel Marcos dos Reis e Aida Santiago, da Fontinha (Segadães), consorciaram-se a 22 de Julho de 1928, há 92 anos.
Abel nasceu a 11 de Março de 1897, há 123 anos, e era um dos 7 filhos do casal José Bernardino dos Reis e Ana Joaquim Gomes - ele e Assunção, Ascensão, Ovídio, Cláudio (emigrantes no Brasil), Belmiro e Maria Augusta (avó de Fernando e Arlindo Reis). Faleceu a 17 de Outubro de 1949, quando morava na Vera Cruz, em Aveiro, e depois de várias comissões nas então colónias portuguesas, nomeadamente em Angola - onde nasceram os seus filhos Maria do Rosário de Fátima dos Reis (que faleceu a 9 de Abril de 2020, quando estava internada no Jardim Social de Travassô) e Carlos Alberto Santiago dos Reis, que foi funcionário do Banco Pinto e Sotto Mayor e reside na Alagoa (de Águeda).
2 - Ano de 1951,
há 59 anos !
A Avenida da Ponte
de Óis da Ribeira
A Junta de Óis da Ribeira considerou a 21 de Julho de 1951, há 69 anos que «toda a freguesia se encontra agradecida à exma. Câmara por mais um melhoramento que se dignou conceder-nos (…), a necessidade de desobstruir o caminho que nos liga à ponte, em que era necessário deitar abaixo uns casebres que nada dignificava a futura avenida».
A nota, que citamos o site de Luís Neves (AQUI), refere que «assim a exma. Câmara deu já um pequeno subsídio com o qual se vão pagar as respectivas expropriações».
E acrescentava: «Diz Salazar: «A Revolução continua». E de facto assim acontece. Daqui enviamos os agradecimentos ao Sr. Presidente da Câmara, pela forma como sempre se tem interessado pelos desígnios desta localidade».
A Junta de Freguesia era presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o tesoureiro Manuel Soares doa Santos (Lopes) e o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo. A Câmara Municipal de Águeda pelo dr. Fausto Luís de Oliveira.
3 - Ano de 1979,
há 41 anos!
ARCOR goleou S. João
em Torneio de Futebol
A ARCOR goleou (5-0) a equipa de S. João em jogo do Torneio de Futebol Popular do jornal Soberania do Povo.
A equipa de S. João agrupava atletas de Oronhe, Casaínho de Baixo e Casaínho de Cima, que ao tempo pretendiam formar uma freguesia, e a partida realizou-se no campo de Santo António, em Fermentelos.
A ARCOR alinhou com António Vicente; Manuel Capitão, Diamantino Correia, Zé Celestino Viegas e Zé Maria; António Framegas, Zé Melo e Zé Pires; Milton Gomez, Fausto Ferreira e Jorge Marques. E ainda Zé Ferreira e António Ferreira (Marques).
A equipa já vencia ao intervalo (2-0) e os golos foram marcados por Fausto Ferreira (9), Milton Gomez (27), Zé Pires (75) e Zé Melo (87 e 89 minutos).
4 - Ano de 1990,
há 30 anos !
Missa Nova do padre
Carlos Reis !
A Missa Nova do padre Carlos Manuel de Almeida Reis foi celebrada a 21 de Julho de 1990, na Igreja de S. Salvador de Ílhavo - onde estava colocado pela Diocese de Aveiro.
A ordenação sacerdotal tinha sido uma semana antes, a 14 de Julho de há 30 anos e na Sé de Aveiro, em cerimónia presidida pelo Bispo D. António Baltazar Marcelino. A Missa Nova, em Óis da Ribeira, foi uma semana depois (dia 28), na Igreja Paroquial de Santo Adrião.
- Ver AQUI
5 - Ano de 2012,
há 8 anos !
Festa do Peixe
da Tuna Musical
A iniciativa ia já na 7ª. edição e o peixe frito da pateira foi, naturalmente, o prato forte da iniciativa - que teve actuação do Duo Musicarte na noite de sábado e concerto da Tuna organizadora na tarde de domingo,
E sem faltar peixe frito nos 2 dias - o 21 e o 22.
O presidente da direcção da Tuna era António Horácio Tavares.
Sem comentários:
Enviar um comentário